Máquinas que podem ser encontradas na cozinha industrial

Os equipamentos para cozinha industrial devem ser de alto nível para que consigam suportar uma agenda de restaurantes movimentados.

O layout de uma cozinha industrial deve permitir que os alimentos fluam perfeitamente da área onde são preparados para a linha de montagem.

Por vezes um restaurante possui uma área muito limitada, o que acaba ditando o tipo de equipamento de cozinha que deve ser adquirido.

Escolher pelo modelo certo de equipamentos de cozinha industrial ajuda a deixar todo o processo mais eficiente.

Alimentos de alta qualidade exigem equipamentos de alta qualidade e, consequentemente, optar por um equipamento de cozinha industrial decente definitivamente permitirá que qualquer alimento seja devidamente muito bem preparado.

Além disso, bons equipamentos tendem a acelerar o tempo de cozimentos, levando com mais rapidez o atendimento aos clientes.

Principais cuidados ao montar uma cozinha industrial

É preciso que o dono do estabelecimento faça uma pesquisa de planejamento empresarial com o intuito de receber feedback positivo e diminuir os custos para produção dos alimentos.

Não é possível negar que exista inúmeros riscos de acidentes em uma cozinha no meio industrial, sendo de suma importância a existência de uma saída de emergência e extintores de incêndio nesses ambientes.

Quanto aos equipamentos, o multiprocessador industrial, feito por meio de aço inox, exerce um importante papel, pois tem como finalidade cortar, fatiar e ralar os alimentos.

A cozinha deve ser dotada por itens essenciais que variam entre utensílios de cozinha, mesas e balcões, eletrodomésticos industriais de última geração, escritórios para a área da administração, e outros.

lava louças industrial é ideal para a limpeza de utensílios mais especiais como assadeiras, fôrmas grandes, espremedores de frutas, panelas, batedeiras, entre outros vários.

Para que a limpeza do ambiente seja realmente eficaz, de modo a garantir a segurança alimentar, alguns cuidados são essenciais.

Deve-se, basicamente, utilizar equipamentos, produtos e acessórios adequados e destinados ao processo de higienização, seja do espaço ou dos alimentos.

Além disso, é importante que os lugares onde os produtos de limpeza serão armazenados fiquem distantes do ambiente do preparo das refeições, de modo a evitar possíveis contaminações.

Montagem e outros equipamentos

A montagem da cozinha industrial deve ter como objetivo principal facilitar a manutenção, já que isso influenciará diretamente na qualidade da produção das refeições, segurança dos clientes e funcionários e na produtividade da equipe.

A lei que estabelece a obrigação de realizar coletas diárias de amostras, diz que todo estabelecimento comercial que produz e serve alimentos deve coletar e guardar amostras daquilo que é oferecido.

A medida é importante para que, em caso de surto ou suspeita de contaminação, a Vigilância Sanitária tenha meios para fazer uma análise destes alimentos.

Todas essas questões devem ser observadas pelos interessados na montagem de uma cozinha no meio industrial.

máquina de lavar louça industrial gasta uma quantidade bem reduzida de água, comparado a lavagem manual, já que tendem a lavar mais louças de uma só vez e ainda utilizam a água que entra na máquina por mais de uma vez durante o ciclo.

Esse modelo de máquinas são utilizadas associadas a dosadores, que consistem em equipamentos eletrônicos que fazem a dosagem de produto, medindo e mandando aos ciclos de lavagem e enxágue as quantidades exatas de detergente e secante, de modo a evitar o desperdício.

O detergente para máquinas lava-louças é bem mais concentrado, garantindo que apenas 4 mL desse produto sejam necessários por ciclo de lavagem.

Isso significa que, ao investir em um galão de 5 litros de detergente, pode-se fazer 1.250 ciclos de lavagem.

Um outro produto utilizado nessas máquinas é o secante, que consiste em um aditivo muito interessante que entra no ciclo de enxágue, possibilitando que, após o processo de lavagem, a louça seque rapidamente e ainda apresente um brilho extra, sendo esse um produto ainda mais econômico.

Outra vantagem, é que as máquinas tendem a aquecer a água a uma temperatura de em média 60º C durante a lavagem e 80ºC no enxágue, podendo variar conforme o modelo da máquina.

Assim, além de garantir uma lavagem mais eficiente, ainda faz uma boa descontaminação, eliminando germes causadores de doenças.

itens que devem ser levados em conta como outros benefícios de se possuir uma máquina de lavar louças industrial são:

  • Menor consumo de água
  • Menor consumo de energia elétrica/gás
  • Redução do consumo de produtos e materiais
  • Sem custos do operador
  • Redução na quebra de material

Um outro item indispensável de se ter nesses modelos de cozinha é um triturador de alimentos industrial, que é um equipamento que pode ser instalado na pia da cozinha sendo uma solução prática e sustentável para os resíduos de alimentos como verduras, frutas, legumes, pequenos ossos de galinha, e outros.

Ao triturar um material orgânico, evita-se que ele apodreça em aterros sanitários e libere gás metano, que aumenta o efeito estufa.

O investimento para ter um triturador de alimentos em casa varia de R$ 700 a R$ 3 mil, variando de marca em marca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *