controle

Controle, segurança e processos das indústrias

A montagem de uma nova indústria necessita de diversos aspectos, como o planejamento, controle, presença e o auxílio de profissionais especializados, tanto na elaboração do projeto, como no processo efetivo da montagem das fábricas, posicionamento das estruturas e na instalação das máquinas.

Dessa forma, com esse processo bem organizado, planejado e com a presença de profissionais qualificados, é possível que todo o ambiente das fábricas seja bem estruturado.

Apesar de o setor de produção ser sempre o mais lembrado, as indústrias ainda dependem de outros setores dentro das fábricas, que são imprescindíveis para que todo o trabalho industrial se torne um conjunto só, tais como:

  • Setor de controle;
  • Setor de segurança;
  • Setor de tecnologia;
  • Setor de armazenamento.

Esses são apenas alguns dos espaços que compõem as fábricas, e que são de suma importância para todo o trabalho industrial. Um depende do outro para funcionar, e a ineficiência de um dos setores pode causar problemas para a continuidade dos processos.

Por isso, é importante que as indústrias não foquem todos os esforços financeiros e recursos apenas nos setores de produção, pois sem os outros espaços, o setor de produção fica desguarnecido e de mãos atadas.

Os laboratórios industriais

Os laboratórios, por exemplo, também são espaços fundamentais, principalmente em indústrias que trabalham com insumos químicos ou biológicos.

Em certos segmentos industriais, por exemplo, ocorrem diversas práticas nos laboratórios que são fundamentais para a sequência das operações, como a análise de um meio de cultura diferencial, através da aplicação de produtos químicos em um meio controlado e específico.

Para indústrias que trabalham com esses aspectos biológicos, estudando os microorganismos, esses espaços são fundamentais, e para realizar uma análise profunda de meio seletivo e diferencial, pode fazer toda a diferença para o restante da produção desses setores.

Setor de produção

Falando especificamente dos setores de produção das indústrias, tem diversos aspectos que poderíamos levar em conta para realizar uma abordagem mais abrangente e completa.

Entretanto, como o espaço é curto, destacamos um tipo de processo produtivo que é de suma importância para os setores industriais como um todo, que é a produção de moldes.

Os moldes são fundamentais para diversos tipos de processos produtivos, como nas indústrias de plástico, indústrias metalúrgicas, entre outras.

Nas indústrias de plástico, a fabricacao de moldes de injecao plasticos são fundamentais para que os processos desses setores funcionem da maneira desejada, visto que os moldes são utilizados para que os profissionais tenham menores chances de errar, já que possuem um modelo do que é necessário ser produzido.

Já nas indústrias metalúrgicas, o uso de moldes é fundamental em diversos processos, como nos procedimentos de usinagem. Nesse sentido, a utilização de moldes industriais para confecção de peças, ferramentas e itens metálicos variados, é primordial, diminuindo, e muito, a chance de erros durante o processo.

Controle e calibração de máquinas

Para que os processos que foram mencionados ao longo do texto, e outros tantos procedimentos industriais, funcionem da maneira planejada e desejada, é fundamental que todos os equipamentos e máquinas sejam calibrados antes de serem utilizados nos processos.

A calibração industrial não só é uma etapa fundamental para a produção de modo geral, mas também é um procedimento de proteção e segurança para os profissionais, máquinas e estruturas.

Um processo de produção inteiro pode ser prejudicado caso não seja realizado a calibração de uma máquina. Isso causaria problemas internos, prejuízos indesejados e até perda de materiais e máquinas.

Para trabalhos que exigem a utilização de elementos radioativos, existe uma regulamentação completa referente apenas a esses elementos.

Por isso, se uma indústria opera com esses tipos de insumos, é obrigatório que antes de qualquer processo que envolva a radioatividade, seja feito a calibracao de medidor de radiacao nuclear.

Controlar os níveis de radiação é uma questão de segurança fundamental, tendo visto que a exposição descontrolada de radiação pode causar sérios problemas para a saúde dos profissionais que atuam nessa área.

Essas e outras medidas são primordiais para garantir o bom funcionamento das fábricas, assegurando a tranquilidade para que os profissionais possam executar suas funções de maneira eficiente e sem correrem risco de vida dentro de um ambiente de trabalho.

Dessa forma, os investimentos em manutenção, equipamentos de qualidade e em uma equipe de profissionais qualificados são o segredo para uma produção industrial de qualidade.