Conheça os tipos de acoplamentos disponíveis no mercado

O ambiente industrial é muito amplo e por isso está sempre recheado de surpresas para alguns que não conhecem 100% – ou seja, quase todas as pessoas. Até porque, ele é tão segmentado que é impossível conhecer tudo sem que falte alguma informação.

Por isso, ele possui variados tipos de serviços de todos os segmentos, desde a indústria alimentícia até a metalurgia e usinagem, que são as ramificações que lidam com ferramentas, seu desenvolvimento e tudo relacionado ao aço, ferro e entre outros.

Ou seja, para que ela mesma possa funcionar e produzir para seu próprio segmento e, claro, para outros, é necessário que essas áreas existam, pois, os maquinários diversos e tecnológicos, assim como os menores, são feitos nelas.

Hoje iremos falar sobre um tipo de serviço que é muito comum nesse meio, assim como em outros, que é o acoplamento. Para que você saiba mais sobre o que é isso, acompanhe o texto e confira todas as informações.

Acoplamentos

Bom, primeiramente, iremos explicar o que são os acoplamentos, para que seja mais fácil entender todo o seu funcionamento. Ele é um conjunto de peças mecânicas de variados tamanhos, tipos e formatos, sendo usado na transmissão de movimentos de rotação entre dois eixos.

Há variados tipos de acoplamentos, que são fabricados em metal, dependendo da necessidade de sua aplicação e também o desempenho do equipamento, porém existem acoplamentos de outros materiais.

Eles ajudam a absorver todo o tipo de desalinhamento de eixos e também o choque que ocorre entre eles. Assim o maquinário se mantém estável e protegido de sobrecargas e outros problemas.

Peças industriais

Os acoplamentos industriais possuem algumas aplicações, não somente em uma, mas em várias áreas industriais, pois ele trabalha sempre em máquinas e outras ferramentas. Ele une eixos, chamados também de “eixos de árvore”, trazendo mais conforto e funcionamento, pois proporciona:

  • Absorção de choques;
  • Redução de vibrações;
  • Manutenção individual de eixos;
  • Melhor funcionamento da máquina.

Essas peças terex podem ser utilizadas em alguns elementos como bombas industriais, compressores, elevadores, laminadores, moinhos e até em equipamentos mais simples como secadores e ventiladores.

Além de tudo isso, ainda possuem alguns tipos de características como rigidez ou flexibilidade, além de elasticidade. Lembrando que cada tipo desse deve possuir sua função para cada caso e situação.

Peças mecânicas

Já os acoplamentos mecanicos são elementos que interligam os eixos e ajudam a transmitir o movimento de rotação, lembrando que o trabalho é feito levemente entre uma engrenagem e o eixo de transmissão.

Como já falamos sobre os acoplamentos em si, iremos agora citar um dos tipos mais utilizados no mercado, que é o elástico, conhecido também como flexível, que possui algumas diferenças e deve ser usado especificamente.

O acoplamento elastico possui uma função bem básica, que é unir e ligar dois eixos. O próprio plástico possui variadas maneiras de elaboração, sem falar que são os mais fáceis de se adequarem.

Por exemplo, se for necessário utilizar algum tipo de acoplamento, o flexível, como o nome já diz, é um dos mais pedidos, pois tem o poder de se ajustar a muitas situações e tornar o funcionamento de máquinas mais confortável.

Enfim, o acoplamento flexivel possui diversas medidas padrões, pois são feitos com base em cubos simétricos produzidos em ferro fundido, juntamente com o plástico, material que se une a essa produção.

Tudo isso proporciona a facilidade de apresentar torções em todos os tipos de direção e também com uma elasticidade bem alta, absorvendo choques e vibrações, assim ajudando a proteger o restante dos outros materiais.

Por fim, algumas vantagens desse modelo são:

  • Alinhamento perfeito;
  • Ajuda no fluxo frequente de fluídos;
  • Adaptação mais facilitada;
  • Alta flexibilidade.

Ou seja, com todas essas vantagens e facilidade de utilização, dificilmente haverá algum problema ou defeito com seu uso. Mas lembre-se sempre de fazer manutenções periódicas, não só nele, mas em todo o equipamento.

Assim nenhum tipo de problema ou defeito grave vai aparecer de surpresa e nenhuma peça, por exemplo, vai ficar desgasta de uma forma muito brusca, pois a manutenção e o reparo de forma rotineira serão feitos sempre.

Enfim, esses foram os principais pontos sobre os acoplamentos das indústrias, o que são e qual o funcionamento e importância que eles proporcionam para esse meio.