Da fundação à finalização: conheça os processos de construção civil com ferro

Estima-se que a metalurgia do ferro teve início cerca de 1.500 anos A.C., durante a Idade dos Metais. A primeira forma de utilização deste metal foi para a produção de armamentos, e posteriormente foram descobertas novas aplicações, como na construção civil e como material base para diversos produtos.

O ferro está presente na vida do ser humano há muitos anos

A utilização do ferro para construção começou no século XVIII, e simplesmente revolucionou os padrões arquitetônicos, justamente por ser um material com um alto nível de resistência, o que proporcionou a edificação de estruturas cada vez maiores e também, uma melhor utilização do espaço.

A Torre Eiffel, um dos pontos turísticos mais famosos atualmente, é o exemplo perfeito do poder que o ferro atingiu durante a Segunda Revolução Industrial, pois é uma estrutura que utilizou de diversos tipos de ferro para construção, além de ter sido inaugurada em 1889 (exatos cem anos após a Revolução Francesa).

É muito comum ouvirmos o termo ferro fundido quando estamos conversando a respeito de materiais utilizados para construções ou reformas, mas a maioria das pessoas não sabe bem ao certo do que se trata.

Ele consiste em uma liga de ferro em mistura eutética

Essa liga é uma mistura de elementos químicos com a o menor ponto de fusão possível), composta de elementos à base de silício e carbono.

Tipos de ferro fundido características e aplicações:

  • Ferro fundido cinzento: é o mais comum dentre os demais; possui o menor custo, pois geralmente é fabricado a partir da sucata; é facilmente fabricado justamente por não precisar de equipamentos muito complexos.
  • É utilizado em larga escala pela indústria ferroviária, naval e automobilística, além de possuir uma enorme participação na indústria de máquinas e equipamentos;
  • Ferro fundido nodular: é o tipo de ferro fundido onde o carbono permanece livre na matriz metálica, mas com um formato semelhante ao de uma esfera; é um dos materiais mais próximos do aço, visto que possui uma ductilidade (grau de deformação) superior aos demais; possui um custo maior que o do ferro fundido cinzento.
  • É utilizado na indústria de criação de peças que precisem de maior resistência ao impacto;
  • Ferro fundido branco: é utilizado em peças que necessitem de uma maior resistência à abrasão (desgaste por fricção). Devido a sua elevada dureza e resistência, é correntemente aplicado nos processos finais da produção. É utilizado na criação de equipamentos, como pás de escavadeiras e ferramentas similares;
  • Ferro fundido maleável: é obtido a partir do ferro fundido branco, que sofre um tratamento chamado de “maleabilização”, um processo que consiste em deixar este material exposto a uma temperatura entre 900º e 1000ºC por um período de 30 horas; possui uma baixa ductilidade, alta resistência mecânica e uma fluidez no estado líquido, que permite a produção de peças finas e complexas.
  • É manuseado para a criação de cubos de rodas, sapatas de freios, caixas de engrenagens, conexões para tubulações, etc;
  • Ferro fundido austemperado: sua resistência mecânica é duas vezes superior ao tipo nodular; possui uma ductilidade semelhante aos nodulares. Alguns dos setores em que é empregado são: máquinas para transporte em mineradoras, máquinas agrícolas, tratores pesados e transporte de cargas no geral.

Após esta análise a respeito do ferro e suas diversas formas, podemos concluir que seu uso atualmente é indispensável, tanto para a construção civil quanto para a indústria no geral, com uma pequena ênfase da sua importância para as siderúrgicas e metalúrgicas.

Outro elemento muito comum no mundo das obras é a calha, com um leve destaque para a calha PVC, que é outro termo muito recorrente, porém com um significado pouco conhecido.

Quando falamos em PVC, algumas pessoas podem se lembrar do famoso jornalista esportivo Paulo Vinícius Coelho, que é popularmente conhecido pelo pseudônimo de PVC, mas aqui o contexto é outro. PVC seria um tipo de plástico obtido através da combinação de etileno e cloro, sendo um material bastante versátil.

Existem diversos tipos de calhas e acessórios com PVC, entre elas estão:

  • Calha cano pvc;
  • Joelho PVC retangular;
  • União para Calha Moldura PVC;
  • Braçadeira de PVC para Condutor;
  • Emenda de PVC para Calha;
  • Condutor de PVC;
  • Calha pvc astra.

Com o enorme portfólio de produtos neste material é possível fazer uma rede completa de escoamento da água da chuva, sem que seja necessário um grande investimento financeiro.