Conheça alguns dos serviços procurados dentro da indústria

Dentro da rotina industrial é comum que as peças e máquinas precisem de manutenção e reparos de vez em quando. Há indústrias, que, inclusive reservam determinados dias para realizar todas a manutenções – o que recebe o nome de paragens industriais.

No entanto, como cada máquina e processo tem suas particularidades, a busca por serviços pode ser muito variada. A Recuperação de engrenagens, por exemplo, é uma demanda comum da maioria dos setores industriais.

Afinal, como o maquinário é muito usado nesse tipo de ambiente, é natural que componentes como as engrenagens se desgastem com o passar do tempo.

Além das máquinas, a indústria constantemente precisa de matérias-primas e peças específicas. Um exemplo são as peças da indústria automotiva.

Para otimizar o processo de criação ou desenvolvimento é comum que as indústrias solicitem os serviços das empresas de usinagem para a criação de Moldes e matrizes dos produtos desejados.

Quer saber mais sobre quais são os serviços mais comuns no setor da indústria? Então dá uma conferida nesse artigo elaborado especialmente para falar sobre essa temática!

Recuperação de engrenagens

As engrenagens são peças responsáveis por parte do movimento das máquinas e instrumentos industriais. De fato, sem engrenagem não há máquinas funcionando e maquinário parado significa prejuízo na rotina de uma indústria.

Diante disso, o serviço de Recuperação de engrenagens é uma necessidade recorrente das indústrias.

Na prática, essa correção da engrenagem é feita com máquinas específicas para isso. A execução desse tipo de serviço considera coisas como o peso, a dimensão e a espessura da peça de engrenagem.

Dependendo do impacto ou do estrago do acessório, além dos instrumentos de retificação, a maquina de solda também pode ajudar no reparo das engrenagens.

Qual a vantagem desse serviço na prática? Como o maquinário industrial é muito usado nos setores de produção, há um desgaste natural nas peças.

Mas a substituição de uma máquina inteira é algo que exige alto investimento financeiro e o serviço de Recuperação de engrenagens é uma alternativa interessante.

Afinal, além de resolver o problema específico, esse tipo de técnica evita prejuízos ainda maiores em consequência da substituição de um maquinário inteiro.

Não só para reparos, mas também para melhorias, esse serviço também pode ajudar a melhorar o desempenho e a capacidade das máquinas. Antes de contratar uma parceria para executar esse serviço, é válido avaliar fatores como:

  • Tempo de execução do serviço;

  • Prazo de entrega da máquina/engrenagem;

  • Garantia de manutenção;

Com essas informações, sua empresa evita passar por outros transtornos envolvendo o ramo industrial.

Serralheria de alumínio

É comum que as indústrias precisem de peças e matérias-primas em algum momento. Neste sentido, os serviços de usinagem ou técnicas de como as feitas em uma Serralheria de alumínio facilitam muito a rotina de uma metalúrgica e outras indústrias.

Geralmente, esses setores possuem necessidades específicas e sempre precisam de chapas de ferro e aço, e outros materiais personalizados.

Quanto mais precisão existir nestes produtos, maior a qualidade do resultado final. Neste cenário, é comum que as indústrias solicitem serviços de usinagem, moldagem e a tradicional serralheria.

As vantagens desse serviço são:

  • Personalização das peças;

  • Precisão na montagem de chapas e outras matérias-primas;

Moldes e matrizes

Antes de uma peça ser usada na indústria ou tomar forma, existe um processo longo para seu desenvolvimento. As técnicas de usinagem e ferramentaria são responsáveis por isso.

A usinagem consiste na transformação da matéria bruta em produtos mais concretos. Mas, há uma série de processos complementares dentro desse serviço para executar os Moldes e matrizes da peça.

Por exemplo: a porta de um veículo automotivo. Na indústria, esse material pode ser pintado, soldado e montado. Mas antes de tudo isso, esse produto foi desenhado.

Com as tecnologias de usinagem como o Comando Numérico Computadorizado (CNC), fica muito mais fácil projetar e criar (em alta precisão e qualidade) os Moldes e matrizes dessa peça.

Quando há uma produção em larga escala dessas peças, como é o caso dos veículos automotivos, é essencial que todos os moldes saiam exatamente iguais, por isso a precisão desse serviço é tão importante.

Além da tecnologia, essas peças podem ser aprimoradas com outros instrumentos e processos. Há ferramentas gerais e específicas, de acordo com a proposta, desde o corte até a retirada de excesso das peças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *