Conheça a história da máquina de costura industrial

A máquina de costura industrial é usada por profissionais que atuam na confecção de roupas.

Esse trabalho é realizado de diferentes formas, como em: reformas, indústrias, pequenos ajustes em casa e até mesmo em um atelier, seja para utilização própria ou para serviços autônomos.

Na indústria da moda são usados muitas máquinas para a confecção desses produtos.

Cada uma dessas máquinas dispõe de características e objetivos distintos e por isso é essencial entender de modo mais detalhado sobre o funcionamento deste equipamento para desenvolver adequadamente os produtos.

Como se deu o surgimento da máquina de costura?

A primeira máquina de costura da humanidade surgiu no ano de 1829, desenvolvida pelo alfaiate francês Barthélemy Thimmonier.

Com a propagação de sua criação, em pouco tempo recebeu um enorme pedido de máquinas para a produção de uniformes para o exército.

Mesmo com essa grande inovação na época, Thimmonier sofreu retaliações pelos seus trabalhadoras da alfaiataria porque todos estavam com medo de perderem os seus empregos.

Mas a máquina foi um produto bem sucedido. Thimmonier ainda assim passou por grandes problemas por conta de alfaiates incomodados com essas máquinas, pois começaram a incentivar toda a população a quebrá-las.

Um modelo de máquina restou e Thimmonier decidiu levá-la de volta a sua cidade, indo a pé. Ele mostrava sua invenção como uma curiosidade e recebia algumas moedas em troca.

A ideia voltou a expandir no ano de 1845, quando recebeu de M. Magin uma boa oferta para produzir seu último padrão em série.

As máquinas eram todas de metal, com capacidade de dar 200 pontos por minuto, mas o sucesso novamente foi interrompido pela multidão que destruiu tudo.

No ano de 1850, Isaac Merrit Singer, por meio de ideias já existentes e adaptações do seu projeto, trouxe oficialmente a primeira máquina prática de costura, tornando-a um aparelho doméstico.

“Depois do arado, esta máquina de costura é talvez o instrumento mais abençoado da humanidade.”
(Lois Antoine Godey, 1856)”

“Ela é uma das poucas coisas úteis já inventadas.”
(Mahatma Gandhi, líder hindu, quando na prisão aprendeu a costurar em uma máquina SINGER)

Quais os principais modelos de máquinas de costura industriais da atualidade?

Os modelos atuais de máquina de costura atualmente são:

  • Overloque
  • Interloque
  • Máquina reta
  • Galoneira
  • Caseadeira
  • Botoneira
  • Ziguezague
  • Travete

Durante um grande período de tempo desde o surgimento da máquina de costura havia desenvolvimento de máquinas de tamanho mais versátil que tinham uma base de madeira com propulsão manual por meio de uma manivela.

Antecessora da máquina de pedal. Mesmo que a ideia de máquina de costura existia desde 1755, as máquinas eram pesadas e difíceis de operar.

Isso até o aperfeiçoamento por Barthélemy, onde foi possível pensar nas primeiras linhas de produção de roupas em grande escala industrial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *