Confira tudo sobre engrenagens

Engrenagens fazem o mundo girar. Essa frase se faz cada dia mais atual quando pensamos em um globo repleto de máquinas que fazem com que nossas vidas sejam mais fáceis e dinâmicas.

Mas cada máquina possui engrenagens diferentes, com peculiaridades e aplicações distintas.

Nesse artigo, vamos falar sobre alguns tipos de engrenagens, para que assim, você entenda melhor como cada uma delas agrega ao bom funcionamento de suas máquinas.

Tipos mais comuns de engrenagens encontrados no mercado

  • Engrenagens cônicas
    Com ângulos que variam em torno dos 90 graus, as engrenagens cônicas têm seu uso solicitado quando árvores se cruzam.
    Munida de dentes que também levam a forma cônica, o que faz com que a instalação e fabricação de tais engrenagens tenha de ser feita por especialistas para que alcance um bom funcionamento.
    Usada em baixas velocidades, tem o dever de redirecionar a força e direção do maquinário.
  • Engrenagem de dentes retos
    Um dos modelos mais utilizados no mercado, as engrenagens de dentes retos têm diversas aplicações práticas.
    Posicionando-se paralelamente uns entre os outros, os dentes de tais engrenagens são feitos para máquinas industriais ou até mesmo para veículos grandes, como caminhões, tratores, escavadeiras e empilhadeiras.
    Claro que toda a qualidade e garantia de funcionamento dependerá da qualidade do produto em questão e da expertise de seu fornecedor.
  • Engrenagens Helicoidais
    Tal engrenagem tem dentes transversais, que são esculpidos em formato de hélice, quando vistos em relação ao eixo.
    Utilizadas em transmissões fixas de altas rotações, a helicoidal é conhecida por sua forma silenciosa de trabalho, que se dá, pois, seus dentes estão em componente axial e força, e tem tal força compensada.

Ficam normalmente em um eixo que varia de 60 a 90 graus. Para essa variação de produto, existem algumas máquinas que podem melhorar ainda mais o desempenho dessas engrenagens.

Um exemplo que também é utilizado comumente no mercado atual é o redutor de engrenagens helicoidais.

Esse, por sua vez, tem o serviço de permitir o movimento e posicionamento com precisão para essas engrenagens.

Outra vantagem é a forma reprodutível que o mesmo faz essas mudanças, isso por conta de a sua elevada rigidez torcional e baixa reação.

Como cortar suas engrenagens?

Como pudemos ver nos itens citados acima, engrenagens são realmente muito importantes e tem grande variedade de modelos no mercado brasileiro e mundial.

Mas na hora de iniciar uma cotação, é necessário ter alguns cuidados para encontrar o fabricante de engrenagens de qualidade.

Para ajudar nessa parte tão importante do processo de aquisição de engrenagens, temos algumas dicas valiosas para você, vamos nessa?

1. Conheça a empresa com quem está cotando

Antes de bater o martelo, certifique-se de que a empresa com quem está comprando tem a expertise necessária para fazer peças com alto rendimento e resistência.

Com isso, você blindará sua compra contra possíveis dores de cabeça futuras. Além disso saber com quem está cotando também pode manter suas máquinas funcionando de maneira adequada e sua produção em nível máximo. Otimizando assim, todo o tempo de sua empresa.

2. Aponte sua necessidade para seu consultor comercial

O Consultor comercial será a ponte entre a sua necessidade e as soluções propostas pelo fabricante.

Logo, ele deverá saber exatamente qual o tipo de engrenagem você precisa e qual será a utilização, assim a compra ficará segura e as chances de algo de errado acontecer são reduzidas. Então, não se esqueça, exponha o que você precisa!

3. Comprometimento e qualidade

Tente entender melhor com seu consultor quais os clientes atendidos pela empresa em questão.

Isso poderá ajudá-lo a ter mais confiança na empresa que futuramente será sua parceira.

Ter o conhecimento dos clientes, projetos e cases de sucesso em que seu parceiro está e esteve envolvido são ótimos apontamentos de uma relação longa e duradoura.

Agora que você conhece melhor as engrenagens disponíveis no mercado, entende um pouco melhor o processo de cotação desse produto e está preparado para comprar as engrenagens que mudarão sua forma de produzir, procure por uma empresa qualificada e tenha certeza de que sua produção estará otimizada ao máximo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *