Confira diferentes tipos de filtros do mercado

A filtragem de água, ar ou qualquer outro tipo de matéria essencial, é uma prática extremamente necessária em diversos nichos de indústrias, residências e centros comerciais. Levar um produto final consumível ao usuário, é blindar o local em questão contra possíveis doenças e problemas futuros. Filtros de água e ar, são constituídos de tecnologia eficaz para fazer tal purificação são cada vez mais difundidos entre os fornecedores e nesse artigo discorreremos sobre alguns dos mais utilizados.

Filtros de ar disponíveis no mercado

O filtro cartucho plissado¹, comumente confeccionado em perfis e chapas de aço carbono ou carbono inoxidável, apresenta uma grande resistência mecânica. Outra grande vantagem mora em seu volume compacto e versátil, que pode se adequar a diversas situações.

Isso também faz com que a manutenção de tais filtros, seja fácil e rápida de ser executada, quando atrelada a um profissional qualificado. Seu funcionamento contínuo, causa maior bem-estar e menor preocupação para quem os adquire. Isso se dá por seu sistema de filtragem, que via de regra é pautado na tecnologia de filtragem de pó, podendo ter baixa ou média concentração. A lavagem manual pode ser feita mensal ou semanalmente, podendo ser tranquilamente executado, por meio de jatos de ar ou fontes de água corrente não pressurizadas.

Por outro lado, o filtro de manga² é feito de elementos filtrantes do tipo manga. Utilizado para filtragem de gases, é instalado em trabalhos industriais, para evitar o aparecimento de possíveis contaminantes com partículas secas. Geralmente, tem formato redondo e ciclonado ou quadrado e retangular.

O que na prática, faz com que o ar limpo seja distinguido do ar dito sujo. Isso se dá por conta dos espelhos fixados aos elementos filtrantes. Esse modelo pode vir ou não acompanhado de gaiolas metálicas filtrantes, que quando acompanharem o equipamento, devem passar por acompanhamento e troca de elementos filtrantes.

Mesmo que suas mangas sejam sujas, ele continuará funcionando por meio de um eficaz sistema de autolimpeza, mas isso se torna menos eficiente com o passar do tempo e pode aumentar a dificuldade de sucção de ar, feita normalmente pelo exaustor que movimenta a circulação, o que provavelmente ocasionou na queda de produção do mesmo. O pó coletado pelo processo será direcionado para uma válvula rotativa ou válvula duplo flap, terminando seu ciclo depositando as impurezas no fundo da moega.

Por último, mas não menos utilizado, temos o filtro plissado. Tal equipamento, oferece grande eficácia na purificação do ar e pode ser a opção certa para quem precisa de assertividade e baixa manutenção.

Por seu modelo plissado, esse modelo consegue lidar com grandes quantidades de sujeiras e pede uma baixa manutenção na hora da necessidade. Por isso, é importante que entenda sua necessidade antes de decidir por qual dos filtros vai escolher. Para deixar seu projeto mais robusto, é sempre indicado pensar no ventilador industrial como um acompanhamento para o filtro em si.

Conheça alguns modelos de filtragem de água

Com adeptos em diversos setores, as máquinas de filtragem de água são uma necessidade para a saúde de sua família ou dos colaboradores de uma corporação. Partindo desse preceito, ter um filtro que execute 100% da filtragem esperada para o mesmo é importante, para não dizer essencial.

Então, sempre procure por um filtro de água que aguente o fluxo necessário para o local de instalação. Para que você tenha mais informações na hora de escolher, separamos alguns tipos de filtros, os mais utilizados do mercado, para que em uma breve pesquisa você consiga escolher qual deles é o mais adequado para sua necessidade³:

  • Filtro de Barro;
  • Purificador de agua;
  • Ozonizador;
  • Filtro de pressão;
  • Filtro central;
  • Filtro de torneira.

Informe-se antes de bater o martelo

Seja para filtragem de ar ou água, é importante que você se informe sobre onde comprar. Procurar por uma parceira, que dê todas as garantias de que seu equipamento suprirá o esperado, é necessário para que você tenha mais tranquilidade e nenhum tipo de dor de cabeça futura venha a aparecer.

Então, informe-se com seu consultor comercial sobre os melhores modelos, exponha seu modelo de uso (doméstico, industrial ou empresarial), e procure pela cotação que vai viabilizar a compra. Seguindo esses passos, temos certeza de que não terá problemas para encontrar o filtro certo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *