Confira as vantagens da usinagem de peças

A usinagem de peças industriais é um conjunto de procedimentos a fim de dar forma a uma determinada peça com a ajuda de máquinas CNC, conhecidas como fresadoras, furadeiras, tornos, prensas, empilhadeiras, entre outras.

Em comparação com equipamentos convencionais, este tipo de ferramenta usado na usinagem se refere a diversas técnicas de modificação industrial de metais, tratando-se assim de um procedimento que faz parte do setor de mecânica e metais.

Em suma, o principal detalhe do procedimento é a conversão de partes e ligas metálicas em peças, com tamanhos, efeitos e diferentes aplicações acerca da indústria.

Para que isso seja possível, diversas operações são realizadas nas quais eliminam as rebarbas e modificam o produto.

Assim, por meio de uma técnica específica, uma barra de metal pode se transformar em parafusos. Com esse sistema todas as peças produzidas podem atender aos mais variados tipos, tamanhos, formas ou funções.

Por essa razão, separamos as principais vantagens da usinagem de peças. Continue com a leitura a partir do próximo tópico deste artigo.

 

Precisão em cada processo

CNC é a sigla para Controle Numérico Computadorizado, que é um sistema que controla diferentes eixos do equipamento de forma simultânea, tudo por meio de softwares altamente tecnológicos.

Neste sentido, muitos empreendedores buscam por centro de usinagem 5 eixos preço, especialmente por conta da grande utilidade que o equipamento tem, além de ter capacidade de modelagem de diferentes peças.

No entanto, este tipo de equipamento quase não é fabricado no Brasil e, na maioria dos casos, é importado diretamente do Japão, uma vez que a tecnologia japonesa consiste em maior velocidade em cada procedimento, assim como maior precisão ante as funções maquinárias.

Baixo custo de fabricação

As peças usinadas em série possuem baixo custo, uma vez que esse é um dos principais objetivos do serviço. Para simplificar, este tipo de procedimento é muito parecido com a cópia de uma chave, por exemplo.

Entretanto, a usinagem é usada para a fabricação de peças de automóveis, maquinários e diversos equipamentos industriais.

Neste contexto, para a peça ser formada é preciso de um bloco sólido de matéria-prima. Por conta dessas razões, o setor de metalurgica acaba sendo um dos que mais produzem as peças usinadas, pois trata com metais e materiais metálicos todos os dias.

Versatilidade

Existem vários serviços de usinagem, fundamentais durante o processo. Confira os principais:

  • Serramento;

  • Aplainamento;

  • Torneamento;

  • Fresamento;

  • Furação;

  • Brochamento;

  • Eletroerosão;

  • Entre outros.

Dos sistemas de usinagem citados acima, vale destacar a usinagem por eletroerosão, onde um eletrodo pré-formado ou formado, feito de cobre ou grafite, é moldado da forma que deve reproduzir na peça, de maneira exata.

Neste caso, o eletrodo dispara diferentes descargas de eletricidade altamente controladas em pontos pré-determinados pelo programa de corte, onde são retiradas micropartículas de metal da ferramenta usinada, transmutando a forma do eletrodo para a peça final.

Peças exatamente reproduzidas

Em poucas palavras, a usinagem de peças pode ser feita com ferro, plástico, cobre, latão e alumínio. Sendo assim, alguns tornos automatizados são usados, como tornos revólveres, rosquiadeiras, bem como furadeiras.

Com tornos automáticos, as peças usinadas são produzidas em série. As peças são feitas de maneira contínua, com todas as etapas de maneira automática.

Com tornos revólveres, por sua vez, o torneamento é feito de maneira mecânica, onde o operador executa as séries de usinagem de peças em etapas por meio da adaptação de várias ferramentas para a execução dos procedimentos de usinagem.

Com as furadeiras, os equipamentos usam brocas que executam furos para a produção de peças. As rosquiadeiras produzem diversas formas de roscas internas e externas.

Alguns dos principais equipamentos fabricados pelas empresas de usinagem de peças são:

  • Palhetas para turbinas de energia;

  • Rotores;

  • Sulcadores;

  • Engrenagens;

  • Talisca e martelos para usina de cana.

 

Maior índice de assertividade

A usinagem de peças é benéfica para qualquer empresa, pois diminui a intervenção do operador durante a usinagem das peças e engrenagem.

A partir disso, a quantidade de erros, retrabalhos e perdas quase não acontecem, diminuindo, seguramente, o custo da operação.

Além disso, as peças altamente precisas têm um desempenho muito maior, especialmente em termos de facilidade de instalação, durabilidade e usabilidade de cada peça.

No entanto, cada um desses detalhes pode mudar a depender da empresa de usinagem contratada para cada finalidade. Neste caso, é preciso analisar a mão de obra, qualidade do maquinário, orçamento disponível, dentre outras variáveis.

Essas são as principais vantagens da usinagem de peças, serviço que garante a produção de modelagem exata de peças e componentes metálicos e plastificados de diferentes setores da indústria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *