Compressor de ar e suas peças

O ambiente industrial possui variados tipos de maquinários, e cada um deles possui um motivo para existir, para funcionar e também para ser utilizado nestes locais. Uma das razões, é porque o ambiente industrial precisa sempre de equipamentos diferentes.

Um desses equipamentos é o compressor de ar, que é uma ferramenta muito utilizada em profissões e lugares como: construção civil, indústria, agricultura, automobilismo e afins. Esse compressor oferece uma fonte contínua de ar que ajuda no funcionamento de maquinários pneumáticos.

Os pneumáticos são objetos que funcionam a partir do uso do gás ou ar pressurizado, como: freios de caminhões, chaves de impactos, cortadores, pistolas de pintura e outros tipos de materiais.

Para que você entenda um pouco mais sobre esse tipo de maquinário, vamos explicar hoje como ele é composto, ou seja, vamos falar sobre suas principais peças que proporcionam todo o seu poder no mercado. Leia o artigo e confira.

Tubos e conexões

Agora que sabemos o que é e para que servem os compressores de ar, iremos falar sobre seus tubos e conexões. O tubo para ar comprimido, assim como sua mangueira, são necessários para manter a pressão que é feita.

Ou seja, eles são instaladas e aplicados no compressor para que ajudem na passagem do ar e também façam com que ele fique no local onde deve ser armazenado – para poder dar continuidade a todas as necessidades.

Já as conexões para ar comprimido, ajudam a pressurizar juntamente com os tubos, e ainda podem dar continuidade, se for o desejo, pois podem ser encaixados neles até o tamanho necessário.

Esses modelos são feitos no formato reto e também em T, porém alguns kits que existem podem ter outros formatos, dependendo da necessidade, como: engate rápido e afins.

Lembrando que essas mangueiras e tubos possuem uma pressão muito alta em seu interior, além das conexões, então eles precisam ter algumas características como:

  • Força;
  • Segurança;
  • Qualidade;
  • Proteção.

Além disso, não podem conter nenhum tipo de vazamento ou problema, e devem ser fixados de uma forma perfeita e uniforme, para que esse ar não vaze para nenhum tipo de local que não seja o ambiente que foi construído para isso.

Além disso, é necessário usar uma braçadeira, para que o processo de fixação seja maior e tenha mais qualidade. O produto pode ser de inox ou metal e garante que o sistema não tenha perdas e funcione perfeitamente.

Escovas

Outro tipo de equipamento utilizado é a escova de vedação, que serve para perfis de alumínio e também de PVC. Além disso, pode ser utilizada em portas e também nas janelas do ambiente, se desejado.

Elas são feitas para isolar e evitar a passagem de luz e as correntes de ar, além de poeira e outros problemas que podem aparecer. Ou seja, é como se fosse um filtro para o compressor de ar não estragar.

As escovas industriais possuem uma pelúcia que é inserida no perfil do alumínio do compressor e isolam todos os tipos de problemas e adversidades que já citamos. Assim, os processos possíveis se tornam mais seguros e protegidos.

Coalescente

Como somente uma peça não protege todo o sistema, há outro tipo de filtro que é aplicado para proteger a água, o óleo e todas as outras partículas que podem aparecer no sistema.

O filtro coalescente é projetado para remover todos esses tipos de resíduos mais sólidos e também líquidos, além de ajudar na filtragem de todos as formas.

É possível que ele tire mais do que 80% de todos os problemas relacionados aos dejetos que aparecem, e ainda podem atender todas as necessidades da melhor forma possível antes de sua manutenção.

Secador de ar

Por último, mas não menos importante, iremos falar sobre o secador de ar para compressor, que é um dos pontos mais fundamentais para o funcionamento de um compressor.

Pois, sem ele, oficinas e todos os outros locais que trabalham com equipamentos pneumáticos não conseguiriam fazer nada. Ele elimina toda a água que é filtrada e deixar somente o ar, que fica totalmente seco.

Assim, é possível possuir um ar de qualidade sem nenhum tipo de partícula ou algo que não deve estar nesse meio. Assim, o ar se torna limpo e consegue fazer todas as funções o qual foi designado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *