indústrias

Componentes que podemos encontrar nas indústrias

Quando falamos de ambientes industriais, podemos apontar inúmeros aspectos diferentes, visto que as indústrias são ambientes cheios de possibilidades, com práticas divergentes, profissionais de diversas áreas, uma grande quantidade de máquinas, equipamentos e muito mais.

Dessa forma, o artigo a seguir falará de alguns itens importantes que podemos encontrar nas indústrias e que são fundamentais para a qualidade das operações.

Além disso, traremos alguns apontamentos mais específicos sobre exemplos de máquinas e produtos que são confeccionados nas indústrias, mostrando a importância que esses espaços têm para o desenvolvimento econômico de diversas setores.

Qualidade dos equipamentos nas indústrias

Como as indústrias dependem muito da qualidade de máquinas e equipamentos, é fundamental que os setores que cuidam das áreas de manutenção e reparos nesses instrumentos atuem ativamente durante o dia a dia da indústria.

Uma máquina quebrada ou com a qualidade estrutural deficiente, pode significar uma série de problemas, que podem ser facilmente evitados.

Conheça alguns desses problemas:

  • Custos desnecessários;
  • Perda total das máquinas;
  • Quebra dos processos;
  • Problemas para as saúdes dos profissionais.

Limpeza e lubrificação

Dessa forma, existem algumas maneiras efetivas de se realizar o trato no maquinário, garantindo a qualidade estrutural a longo prazo. A limpeza das estruturas das máquinas, por exemplo, já é um ótimo começo.

O aparato que forma as máquinas industriais naturalmente é composto por materiais metálicos, borrachas e outros tipos de insumos. Dessa maneira, se a máquina estiver suja e empoeirada, pode causar alguns problemas como enferrujamento e corrosões.

Por isso, existem alguns dispositivos que realizam o trato nas máquinas para evitar esses tipos de problemas, como o lubrificante spray, muito utilizado para diminuir o atrito entre os componentes das máquinas, dando maior aderência e evitando que esse atrito prejudique os processos fabris.

Outro apetrecho bastante interessante e que deve ser utilizado com frequência na limpeza das estruturas é o desengripante spray. O modo de usar é igual ao dos lubrificantes, por meio de borrifadas de spray nas áreas que precisam ser mexidas.

Ele é muito utilizado, principalmente, em pequenos aparatos das estruturas das máquinas, dando maior resistência contra ferrugem, corrosão e limpando completamente a superfície dessas estruturas.

A limpeza e aplicação de sprays servem para aumentar a durabilidade e a resistência das estruturas, mas nada disso é tão eficaz se o equipamento não estiver mais funcionando e perder o seu valor.

Por isso, é essencial que sejam realizadas práticas constantes de manutenção dentro das indústrias, para garantir que os componentes não deixarão os operadores na mão.

A manutenção é imprescindível para evitar que seja necessário a troca completa das estruturas ou de partes de uma máquina industrial. Os motores elétricos, por exemplo, que são as principais ferramentas de funcionamento das máquinas, sofrem com desgaste constante.

A manutenção serve para dar maior durabilidade, por meio da realização de pequenos reparos constantes. Mas, em alguns casos, é necessário a realização de conserto de motores elétricos, principalmente, quando a manutenção não é bem feita.

Se esse item chegar ao ponto de precisar ser consertado totalmente, é um custo desnecessário para as indústrias e por isso devem e podem ser evitados.

Práticas específicas para indústrias

Como falamos na nossa introdução, existem algumas práticas que são específicas para cada tipo de indústria. Alguns setores têm sua produção voltada para a confecção de peças metálicas, outros para a montagem de automóveis, entre outros.

Sendo assim, muitas dessas têm ligação entre si, já que dependem uma da outra. Um automóvel precisa de equipamentos metálicos e de borracha, que são produzidos em indústrias metalúrgicas e indústria de borracha.

Uma prática bastante interessante que acontece em algumas indústrias, é a sublimação. A sublimação é uma prática muito utilizada para a confecção de estampas em alguns materiais, como camisetas e canecas.

Para esses processos é utilizada uma máquina de sublimação, que cria um componente que permite que as tintas se fixem na superfície desses materiais.

Sendo assim, cada maquina sublimação tem de se adequar para o tipo de produto que será aplicado. Por exemplo, uma maquina de sublimação de canecas atua diferente de uma máquina destinada para a sublimação em roupas, visto que os materiais são completamente diferentes.

No entanto, independente disso, essa é umas das inúmeras práticas que acontecem nas indústrias, que decidimos mostrar para você ter uma ideia de que muitas coisas que consumimos e utilizamos no nosso dia a dia são feitas nesses espaços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *