indústrias

Componentes das fábricas e indústrias

As indústrias são muito importantes para o bom desenvolvimento das economias das cidades, Estados, e países, e isto não é por menos, são elas as responsáveis pela produção de insumos e produtos que usamos no nosso dia a dia, de carros até mesmo o que consumimos.

No entanto, para que esses elementos funcionem as indústrias usam os mais diferentes aspectos e ferramentas, como a máquina de embalar, esteiras transportadoras e também equipamentos de movimentação de cargas, entre muitos outros.

Neste artigo abordaremos os muitos elementos que podem ser encontrados dentro de uma fábrica e os seus mais diferentes setores.

Esse é apenas um pequeno retrato de todos os equipamentos e ferramentas que podem ser encontrados na fábrica, que podem ser uma cantoneira de aço, por exemplo.

Os tipos de alicates usados nas indústrias

Começaremos falar de uma ferramenta que, geralmente, está associada a construção civil, porém, quem lida diariamente com máquinas industriais precisa ter na caixinha de ferramentas. Estamos falando dos alicates.

Os alicates são ferramentas extremamente versáteis e funcionando como uma extensão de nosso braço e mão ajudando nos mais variados tipos de atividades.

Inclusive, além dos famosos alicates manuais e que ajudam a apertar, cortas e entortar, existem alicates aplicados na elétrica conhecido como alicate amperimetro.

Abaixo falaremos sobre os mais variados modelos de alicate que estão presentes nas fábricas. Antes, lembramos que o objetivo de um alicate, de forma geral, é multiplicar as forças de quem está usando, portanto, podem cortar, dobrar materiais e ajustar certos parafusos.

1. Alicate universal

São os mais usados e tem uma ponta chata e uma mordida estriada, o que ajuda a apertar e também dobrar chapas e fios. Nesse alicate também tem uma abertura circular que pega parafusos e dutos com mais força e segurança.

São uma das ferramentas mais importantes dentro da manutenção.

2. Alicate meia cana

Também conhecido como alicate de bico. Tem um bico reto ou torto dependendo de onde será usado, é muito usada em serviços elétricos e mecânicos, atuando em:

  • Corte;
  • Torção de fios;
  • Cabos;
  • Arames.

3. Alicate multímetro

O alicate multímetro ou conhecido como alicate altímetro é um instrumento de medição. Consiste em um multímetro que tem formato de alicate que permite medir a corrente elétrica de forma indireta.

É muito usado por eletricistas e para o setor de eletricista, pois permite a medição sem a interrupção dos circuitos elétricos. Além desses podemos citar também os alicates de bico redondo, alicate descascador, alicate eletricista e alicate de pressão.

Os desengraxantes usados nas indústrias

Outro elemento que falaremos e que atua de forma direta para o bom funcionamento das máquinas nas indústrias são os chamados desengraxantes industriais.

Os desengraxantes industriais são um tipo de produto de limpeza que é aplicado em grande escala que permite a eliminação de forma adequada de elementos orgânicos e inorgânicos.

Deste modo, o uso dos desengraxantes visam o prolongamento da desempenho dos equipamentos.

As sujeiras orgânicas podem ser gorduras, proteínas e matérias vivas, como fungos e bactérias. Já as sujeiras inorgânicas podem ser classificadas como poeira, ferrugem, partículas de desgaste, entre outros.

O desengraxante também permite que as máquinas de pintura eletrostática a pó possam atuar de forma mais segura e também mais adequada.

Existem alguns tipos de desengraxantes industriais que podemos abarcar em dois grandes públicos, são os tradicionais e os orgânicos.

Os orgânicos são um dos que mais vendo procurados, principalmente, por ser uma alternativa aos tradicionais que possuem muitos aditivos e que podem contaminar efluentes, alergias e até mesmo queimaduras.

Falaremos sobre dois tipos de desengraxantes, os solúveis biodegradáveis e os solúveis alcalinos biodegradáveis.

1. Desengraxante solúvel biodegradável

São aqueles que podem ser consumidos ou transformados por organismos decompositores que convivem no meio ambiente.

Assim, quando usados, este equipamento se decompõe em substâncias menores sendo menos absorvidas pela natureza, gerando menos impactos.

2. Desengraxante solúvel alcalino biodegradável para indústrias

Esse tipo de desengraxante são solúveis em água e ajuda na remoção de variadas substâncias grosseiras e também de corrosão. Ajudam na eliminação de combustíveis, graxas, óleos, corrosão e também sangue.

São usados na área médica, aviação e também no setor automotivo, além de ter um descarte mais sustentável.

Assim, vimos que a indústria é composta por variados componentes e ferramentas que juntos permitem uma produção eficiente, qualitativa e segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *