Como produtos do cotidiano em aço inox são desenvolvidos?

O aço é um dos componentes mais importantes para a sociedade moderna.

No caso do aço inox, produto mais comum no cotidiano doméstico, acrescenta-se também outro elemento químico: o cromo, responsável pela oxidação mais lenta tão apreciada pelos usuários deste metal.

Seu uso vai desde a indústria e construção civil até coisas do cotidiano como a bancada de inox.

Cozinha: onde o inox se faz mais presente

Diversos itens da cozinha podem ser fabricados em aço inox, o que garante ao visual da cozinha um ar moderno e até mesmo profissional, pois o inox se faz muito presente em cozinhas industriais.

O elemento pode estar presentes principalmente em geladeiras, fogões, microondas, liquidificadores, sanduicheiras , torradeiras e cafeteiras.

Até os utensílios de mesa, como os talheres, podem ser feitos desse material.

Outro item muito comum na cozinha é a pia inox.

Suas vantagens são a alta resistência, a excelente durabilidade e o fator anticorrosão também é muito apreciado, uma vez que existe contato constante com água.

A facilidade de limpeza deste material também pode ser um destaque, basta água, detergente neutro e um pano seco ao final, para evitar manchas.

Além da bancada, a cuba e a torneira podem ser assim fabricadas, o que garante um visual com unidade e a durabilidade desejada.

A única desvantagem do uso do aço inox na pia é a possibilidade de riscos no material.

Outros locais onde o aço inox é encontrado

O material em questão também pode ser encontrado em outras funcionalidades para além da cozinha.

É o caso de uma boa prateleira de aço, que serve para organização de itens diversos. As prateleiras podem ser substituídas pela versão mais completa: uma estante.

Um de seus usos mais comuns é em escritórios, pois atende bem a critérios como neutralidade e funcionalidade.

Por suportar bastante peso, o uso para armazenamento de caixas e pilhas de documentos é bastante usual.

A estante de aço pode ser encontrada em diversos tamanhos. As compostas por cinco ou seis prateleiras são as mais encontradas em escritórios e home office.

As maiores também podem ser utilizadas para organização de despensas nas residências.

Prateleiras menores, com duas ou três prateleiras podem ser muito úteis para organização de banheiros.

Hoje já existem opções coloridas que podem ornar perfeitamente com a decoração do cômodo, caso a ideia seja tirar o visual mais industrial, às vezes trazido pelo aço puro.

Além de estar presente em itens mais utilitários, como prateleiras e eletrodomésticos, o aço inox pode estar presente na composição de itens de segurança, como é o caso do guarda corpo em aço inox.

Esse item de extrema importância para a segurança é instalado para evitar acidentes com quedas de sacadas e varandas, principalmente.

Há especificações de normas técnicas para instalação de guarda corpos como as que indicam as medidas adequadas de altura e largura para garantir a segurança.

Além do aço inox, outros materiais como o vidro são comuns na composição do guarda corpo.

Ele pode ser feito de modo contínuo ou em blocos com uso de barras verticais. No caso do guarda corpo de vidro, essas barras comumente são de inox.

O corrimão é outro item essencial na segurança e pode ser usado na finalização do guarda corpo, sendo comum sua fabricação em inox.

A função deste suporte é fornecer apoio em situações diversas, dando equilíbrio e favorecendo um deslocamento mais seguro para crianças, idosos e pessoas com deficiência.

O corrimão pode ser colocado em diversos lugares, tais quais:

  • Escadas;
  • Paredes:
  • Rampas;
  • Guarda-corpos;
  • Para rampas e escadas de saídas de emergência, a instalação do item é obrigatória, segundo a NBR 9077.

As NBRs fazem a indicação das medidas corretas para uso de corrimões, que devem ser contínuos em sua extensão; devem suportar cargas pesadas e ter formato de fácil encaixe das mãos.

Outros materiais para fabricação de corrimão são a madeira, ferro e alumínio.

O aço está presente de diversas formas no cotidiano, seja para o uso mais puro na construção civil, em vergalhões que dão sustentação ao concreto, por exemplo, seja com o acréscimo de um elemento que o transforma ainda mais popular no cotidiano, formando o aço inox.

Este pode ser encontrado em eletrodomésticos, prateleiras, guarda corpos e utensílios como panelas e talheres, sendo assim, amplamente utilizado no dia dia das pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *