eficiência energética

Como alcançar a eficiência energética na indústria

A eficiência energética é parte fundamental das indústrias, pode ajudar a reduzir custos e também economizar energia. As contas de energia não refletem a realidade, o que se paga mensalmente é mais do que o que se consome na realidade.

 É possível que apenas metade esteja sendo usada, enquanto a outra metade está simplesmente sendo desperdiçada por sistemas HVAC com vazamento, equipamentos defeituosos, etc.

Os espaços industriais precisam de uma grande quantidade de fornecimento de energia para funcionar. Mas a maior parte da energia, quase a metade, é desperdiçada por negligência e ausência de um programa de gestão de energia. 

As indústrias de manufatura utilizam gastam milhões em dinheiro em instalações de energia e o desperdício de energia representa 30%. 

Imagine quanto dinheiro extra está sendo pago por energia que nem é usada. E agora imagine o quanto você poderia economizar sendo mais eficiente em termos de energia.

A eficiência energética para a indústria, qualquer indústria, é muito importante do ponto de vista financeiro, de eficiência, de produtividade e ambiental.

Equipe de gerenciamento de energia

A eficiência energética é uma parte importante de qualquer setor, negócio e organização, e por isso merece um departamento ou equipe totalmente novo. 

Uma das melhores maneiras de gerenciar a energia e melhorar a eficiência é investir em uma equipe de gerenciamento de energia. 

Este ficará encarregado de gerenciar todas as informações, supervisionar e calcular o uso e também ajudará na parte de economizar energia.

A maioria das indústrias não tem uma equipe dedicada para lidar com essa responsabilidade, pelo que a causa está perdida em algum lugar. 

Agora que cuidar do meio ambiente se tornou tão importante, ter equipamentos que ajudem a alcançar a eficiência energética para a indústria tornou-se ainda mais imperativo.

Como gerenciar equipamentos de eficiência energética

  • A equipe deve ter um representante de cada departamento.
  • Crie um plano para monitorar o uso de energia.
  • Faça com que a equipe implemente ideias para economizar energia.
  • Aplicar incentivos e bônus para que as pessoas trabalhem motivadas.
  • Tomar uma iniciativa para a eficiência energética é importante para o futuro melhor da empresa e do meio ambiente.

Controle e administração do uso de máquinas

Nas indústrias, a operação de máquinas consome uma grande quantidade de energia. Ao controlar e usar cuidadosamente a energia para operar os equipamentos, as indústrias podem reduzir custos e melhorar a eficiência. 

Ao programar estrategicamente o uso de máquinas, o desperdício pode ser reduzido e os economizar nos custos de energia. 

O uso das informações de auditoria ajudará a descobrir quais máquinas precisam de mais energia para funcionar. 

Uma das maneiras mais eficazes de melhorar a eficiência energética é programar a operação dessas máquinas fora do horário de pico. Além disso, há muitas maneiras de otimizar o uso de máquinas para economizar energia e custos.

Uso de iluminação LED e solar para eficiência energética

A iluminação também é uma parte importante de indústrias como o setor de refrigeração industrial. 

Você pode se surpreender com a quantidade de energia desperdiçada na iluminação. Deixar as luzes acesas quando não estiver em uso pode ter um grande impacto no consumo de energia.

Desligar as luzes após o uso é uma das melhores e mais fáceis maneiras de economizar energia. 

Enquanto as pessoas estão cientes deste feito em casa, as indústrias não dão muita atenção a isso. 

É importante que as empresas tomem as medidas adequadas para reduzir o desperdício de energia, desligando as luzes e usando iluminação com eficiência energética, como LED e iluminação solar.

Medidas de economia de energia

  • Sistemas de iluminação automatizados com base na ocupação da sala ou na disponibilidade de luz natural podem reduzir o desperdício de energia
  • Instalar sensores de detecção de movimento para automatizar a ativação e desativação da iluminação conforme necessário
  • Usando material LED eficiente para obter eficiência energética e economizar até 80% do custo de iluminação.
  • Instalação de lâmpadas LED solares para melhorar a eficiência energética, pois possuem painéis solares e baterias que fornecem energia às luminárias.
  • O uso consciente de luzes pode ajudar a reduzir o desperdício de energia e melhorar o desempenho.

A manutenção preventiva ajuda na eficiência energética

A limpeza e manutenção de equipamentos é uma das melhores maneiras de garantir que seu negócio é eficiente em termos energéticos. 

É importante garantir que equipamentos, máquinas, luzes, sistema HVAC e outros componentes importantes se limpem e se mantenham regularmente. 

Um bom serviço de manutenção pode reduzir o desperdício de energia, melhorar a eficiência e também aumentar a vida útil de cada componente. 

Contratar uma equipe profissional para reparos e manutenção regulares é uma ótima maneira de garantir que seu espaço industrial seja eficiente e bem mantido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *