Como a informática pode modernizar os processos das indústrias?

Conhecer como a informática pode modernizar os processos nas indústrias pode ser a sua chance de levar a sua empresa para um novo ciclo de negócios.

Pensando nisso e em todo o avanço tecnológico dos últimos anos, faz sentido entender como as empresas e indústrias estão sendo impactadas com essas mudanças.

A partir disso, você pode alavancar o sucesso do seu negócio em pouquíssimo tempo. Então, confira agora mesmo tudo o que você precisa saber sobre o assunto de maneira simples e direta. Preparado?

Cenário mundial: as mudanças dos últimos anos

A princípio, é importante destacar que foram várias as mudanças que aconteceram nos últimos anos. Inclusive, são mudanças que impactam todo o modelo de como fazer negócio.

Exemplo disso são os marketplaces, que crescem cada vez mais no campo de vendas e divulgação.

Pensando um pouco mais a fundo, nas indústrias e empresas, tivemos mudanças significativas que causaram impactos.

Mesmo que as mudanças não sejam diretas nesses campos, tudo contribui para que o mundo mude e se torne algo novo. Entre os marcos importantes temos:

  • Surgimento do Google Maps em 2005;
  • Lançamento da TV digital em 2007;
  • Primeira geração de iPhone em 2007;
  • Lançamento do sistema operacional Android em 2008;
  • Surgimento do navegador Chrome também em 2008;
  • Chegada da Netflix no Brasil em 2011;
  • Chegamos a oitava geração de consoles em 2013;
  • O surgimento da Nubank e temas como gestão de marketing nas revistas em 2013;
  • O Uber chegou ao Brasil junto com o Spotify em 2014.

Isso tudo, é claro, sem citar o que já existia e passou por mudanças, como o GPS, aplicativos de celular e mudanças no aparelho, pen drive e assim por diante.

Com isso, toda a tecnologia passou a ser vista também de uma maneira diferente. Se antes a era tecnológica estava dando os primeiros passos, agora ela está a todo vapor, sendo que faz parte da rotina diária de praticamente todos os seres humanos.

Mais importante do que isso, toda essa tecnologia causa algum impacto no trabalho, nas indústrias, empresas e na forma de realizar uma tarefa.

Alguns exemplos das mudanças

Observe a maneira como os sistemas operacionais mudam a vida de milhares de trabalhadores todos os dias.

Agora, não é preciso mais ter um cartão de pontos, é só colocar a sua digital em um aparelho, e pronto! Dessa forma, a máquina registra a hora que você chega, sai ou faz os intervalos.

Ademais, câmeras de segurança, sistemas de controle, estoque, alertas, entre outros itens, tudo faz parte deste novo mundo.

Como a informática pode modernizar os processos das indústrias

A realidade das indústrias atualmente é a necessidade de lidar com uma série de questões todos os dias. Isso porque, são:

  • Funcionários e colaboradores, entrando e saindo em horários diversos;
  • Estoques sendo enchidos e esvaziados;
  • Cargas que entram e saem;
  • Pessoas de diferentes setores indo a diferentes locais;
  • Dados diários sobre vendas, estoque, cargas e mais;
  • Resultados obtidos pelas indústrias em determinados períodos.

Em resumo, são milhares de coisas acontecendo ao mesmo tempo todos os dias, durante todo o horário de funcionamento. Sendo assim, lidar com esses dados é impossível, mesmo que você tenha uma equipe de qualidade ao seu lado.

Por exemplo, imagine uma indústria com caldeiras, que precisam ser vigiadas o tempo todo. Mesmo com um funcionário apenas para fazer isso, ele precisa avaliar diferentes cenários para considerar uma falha ou situação de perigo.

O que é totalmente inviável e ainda coloca a sua indústria em uma posição de “problema”. Logo, a informática pode modernizar os processos das indústrias fornecendo essa ajuda.

Portanto, podemos afirmar que a informática é vital para os processos, então, se possível ofereça um bom curso de informática para seus colaboradores. Independentemente do setor da sua indústria.

12 formas que a informática pode modernizar os processos da indústria 

Pensando em tornar este cenário mais simples e concreto, existem algumas formas de modernização trazidas pela informática que você deve conhecer: 

  1. Possibilidade de gerenciar e prever resultados;
  2. Maior segurança para todos os trabalhadores;
  3. Maior segurança dos dados das indústrias;
  4. Análise rápida e efetiva dos números;
  5. Possibilidade de expandir os resultados;
  6. Aumento da capacidade competitiva no mercado;
  7. Agilizada e eficiência em todos os processos;
  8. Facilidade no controle de pessoal;
  9. Automação para sistemas, como entrada e saída de funcionários;
  10. Previsão em relação a maquinários;
  11. Controle de manutenção e riscos;
  12. Aumento da produtividade.

Dessa forma, todos os setores da sua indústria são impactados de forma positiva pela tecnologia. Com isso, fica mais simples gerenciar e garantir que tudo funcione como deveria. 

Inclusive, vale destacar que isso pode evitar multas e problemas fiscais. Afinal, você mantém datas de troca e atualizações, como manutenções, sempre em dia.

É importante destacar que existem diferentes ferramentas e meios de inserir a informática no seu negócio.

Justamente por isso, o ideal é sempre ter uma equipe qualificada para cuidar deste assunto, então, um bom curso de informática vai auxiliar bastante.

Da mesma maneira, você pode trabalhar com diferentes profissionais, para avaliar qual a melhor opção para o seu negócio.

Aos poucos, as mudanças são colocadas em prática e você consegue observar os resultados. Com isso, você sai da teoria e começa a aproveitar a parte prática.

Veja como funciona um exemplo prático

Para você entender o impacto de como a informática pode modernizar os processos das indústrias, pensemos na inteligência artificial. Em termos simples, essa inteligência tem como objetivo uma rápida atualização, visando o melhor resultado.

Desse modo, as máquinas conseguem decidir pelo melhor caminho, evitando erros. As montadoras de carros, por exemplo, fazem uso da inteligência artificial em diversos setores.

Logo, as máquinas conseguem descobrir maneiras de otimizar o trabalho, reduzindo o tempo e mantendo a qualidade.

Tudo isso de maneira autônoma, sem que você precise ir até lá, estudar todos os números, fazer previsões e aplicar a técnica. Sendo assim, não se trata apenas de um sonho mostrado nos filmes de ficção, mas uma realidade.

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o tema? Comente aqui embaixo ou compartilhe as suas dicas de como a informática pode modernizar os processos das indústrias.

Além do mais, compartilhe as suas experiências com nossos leitores. Grande abraço e até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *