medidores

Benefícios dos medidores de espessura de revestimentos

Um medidor de espessura de revestimento (também conhecido como medidor de tinta) é usado em engenharia eletrica para medir a espessura do filme seco. A espessura do filme seco é provavelmente a medida mais crítica na indústria de revestimentos, devido ao seu impacto no processo de revestimento, qualidade e custo.

As medições da espessura do filme seco podem ser usadas para:

  • Avaliar a vida útil esperada de um revestimento;
  • Avaliar a aparência do produto;
  • Avaliar o desempenho do produto;
  • Garantir a conformidade com uma série de normas internacionais.

Como medir a espessura do filme seco

A espessura do filme seco pode ser medida usando dois métodos: medição destrutiva da espessura, em que o revestimento é cortado no substrato usando um cortador.

E medição não destrutiva da espessura do revestimento, usando técnicas que não danificam o revestimento ou o substrato, como métodos de medição magnética, de indução magnética e de corrente de Foucault.

As medições não destrutivas da espessura do revestimento podem ser realizadas em superfícies magnéticas de aço ou superfícies metálicas não magnéticas, como aço inoxidável ou alumínio, provindos de esteira eletrica.

Os medidores de espessura de revestimento digital são ideais para medir a espessura do revestimento em substratos metálicos.

Existe uma ampla gama de medidores de espessura de revestimento para medir a espessura do filme seco.

O medidor de espessura de tinta é um método popular para determinar espessuras de filme seco em substratos não metálicos.

Já os medidores de espessura de revestimento não destrutivos inclui medidores de espessura de revestimento mecânico e digital, adequados para testes de filmes secos, completos com uma ampla gama de sondas e lâminas de calibração para atender à sua aplicação.

Os medidores de espessura de revestimento mecânico, como o paquimetro, são adequados para trabalhar em áreas de alto risco, como alta temperatura ou atmosferas inflamáveis, subaquáticas ou onde o risco de explosão é alto e pode ser acionado pelo uso de um instrumento eletrônico.

Desde o medidor de espessura de revestimento mais simples, que fornecerá resultados rápidos e imediatos, até o medidor de espessura de revestimento mais preciso, também chamado de “medidor de banana”, são ideais para superfícies frias e subaquáticas.

Os medidores de espessura de revestimento digital são projetados especificamente para fornecer medições de espessura de revestimento altamente precisas em caixa de calibração de relés, confiáveis ​​e repetíveis em praticamente qualquer substrato, seja ferroso ou não ferroso.

Há uma variedade de medidores de espessura de revestimento digital da próxima geração, disponível com sondas integradas ou separadas, o medidor de espessura de tinta industrial e pó, até o medidor de pintura automotiva.

Como funciona os medidores de espessura de revestimento

A espessura do filme seco pode ser medida em superfícies de aço magnéticas ou metálicas não magnéticas, como aço inoxidável ou alumínio, usando um medidor de espessura de revestimento digital.

O princípio da indução eletromagnética é usado para revestimentos não magnéticos em substratos magnéticos, como aço. O princípio da corrente de Foucault é usado para revestimentos não condutores em substratos de metais não ferrosos.

Um ímã permanente é montado em um braço equilibrado e a força necessária para puxar esse ímã da superfície do revestimento é uma medida da espessura do revestimento.

A força é aplicada através de uma mola helicoidal presa ao braço equilibrado em uma extremidade e a uma roda de escala na outra. À medida que a roda da balança é girada, a força aumenta progressivamente até que o ímã se eleve da superfície.

Os medidores eletrônicos de espessura de revestimento para medição em materiais de substrato magnético usam o princípio de indução eletromagnética.

Um sistema de sonda de três bobinas é usado na qual a bobina central é alimentada pelo instrumento e as outras duas bobinas, de ambos os lados da bobina central, detectam o campo magnético resultante.

Quando não há materiais magnéticos influenciando a sonda, o campo magnético corta as outras duas bobinas igualmente.

No caso do princípio da corrente de Foucault, uma sonda de bobina única é usada com um sinal de frequência relativamente alta, vários mega-hertz, para gerar um campo alternado no metal não ferroso sob o revestimento.

Enfim, uma decisão importante sobre a seleção geral de um medidor de espessura de revestimento adequado é qual a precisão das leituras em rosca transportadora helicoidal, por exemplo.

Dentro da gama de tipos de medidores disponíveis, há uma progressão de medidores de precisão moderada a muito precisa, isso é refletido nos preços dos medidores de espessura de revestimento, quanto mais precisos, maior o custo.

Além disso, o processo de aplicação do revestimento e outros fatores afetam a variabilidade da espessura do revestimento em uma superfície específica e a habilidade e o conhecimento do operador do medidor de espessura do revestimento também influencia os resultados.