industrial

Automação industrial promove segurança fabril

O cenário industrial muda de acordo com o segmento está presente e a finalidade das empresas e a transformação de matéria-prima em produto final.

As fábricas atuam no campo alimentício, farmacológico, automotivo, entre muitos outros, alcançando até mesmo o meio rural.

O tratamento dado aos recursos naturais passam por processos específicos, cada qual em um ambiente, totalmente, preparado e pronto para atender à demanda necessária.

As máquinas e ferramentas são adaptadas, assim como a contratação de mão de obra técnica e capacitada.

Para atender de maneira adequada todos os segmentos, e aqui podemos incluir até mesmo a construção civil e o setor comercial, está a automação industrial, com processos robotizados e que seguem projetos apropriados para atendimento das mais diversas funções.

O resultado final é o atendimento à alta demanda do mercado consumidor, com diversas vantagens que podem ser destacadas, entre elas:

  • Produtos de melhor qualidade;
  • Atendimento da capacidade produtiva;
  • Redução de custo e matéria-prima;
  • Projetos personalizados.

A globalização permite a distribuição de produtos para todo o mundo, atendendo todos os continentes com os bens de consumo que são fabricados em território nacional.

Da mesma forma ocorre com os produtos que são importados e chegam à mesa do consumidor em forma de alimento, ou no corpo, como roupas e calçados.

Modernização de planta industrial é necessária

O enfrentamento à concorrência que extrapolou a regionalização e se expandiu além das fronteiras nacionais, as empresas passaram a modernizar as técnicas de produção, utilizando a tecnologia disponível e cada vez mais atualizada.

Empresas especializadas passaram a atender fábricas e indústrias oferecendo prestação de serviços de automação industrial em conformidade com as finalidades produtivas e atuação no mercado.

Dessa forma, as indústrias passaram a se tornar competitivas não só com a concorrência interna, mas também com o mercado externo.

Para o consumidor final isso é muito positivo, pois os produtos passaram a contar com garantias positivas relacionadas à qualidade como uma das exigências externas.

A automação dos processos industriais passaram a depender de computadores específicos de atuação, com controles automatizados disponíveis por meio de um software CLP, ou Controle Lógico Programável.

Os profissionais que trabalham nesse setor podem cuidar do monitoramento de diferentes máquinas, controlando dispositivos específicos em uma linha de produção moderna e eficiente.

Desde então as indústrias se beneficiam com a automação de processos, empregando novas funções a outros equipamentos, abrangendo novas áreas do setor.

Tarefas dependem de mão de obra técnica

É importante frisar que a mão de obra humana não foi, totalmente, substituída a partir do emprego de máquinas automatizadas. A atuação de profissionais técnicos na fabricação de tanques em aço inox, por exemplo, é necessária em diversos aspectos.

As etapas são variadas e precisam de monitoramento constante, pois é um material nobre e que precisa ser entregue em conformidade com a padronização exigida pelo mercado, por meio de órgãos fiscalizadores.

Esses tanques são utilizados em outros ambientes industriais e precisam ser bastante resistentes contra o desgaste e a corrosão provocada pelos elementos químicos que passam no interior, dependendo da finalidade utilizada.

Muitas oficinas destinadas à mecânica industrial utilizam estes tanques para a lavagem de peças e ferramentas que possuem alto grau de concentração de graxa e outros elementos químicos. Por isso, o produto final deve ser de qualidade e resistente por um longo período.

Segurança de funcionários passa por equipamentos

A legislação trabalhista exige a segurança dos funcionários e colaboradores em qualquer ambiente de trabalho. Dessa forma, o emprego de medidas protetivas são válidas, de menor a maior grau de possibilidade de qualquer tipo de acidente.

A formação de uma equipe de segurança do trabalho é uma exigência legal, para identificar os ambientes e situações de trabalho, inclusive a manutencao industrial empregada nos equipamentos, ferramentas e máquinas utilizadas na planta fabril.

Essa tarefa cabe aos profissionais responsáveis, promovendo a manutenção preventiva e corretiva sempre que necessário, no menor espaço de tempo possível.

As empresas também devem fornecer equipamentos de proteção individual e coletiva, além de instalar sinalização eficiente para a permanência apenas de pessoas autorizadas em determinados espaços.

De todo modo, com a automação presente nos cenários industriais e a melhoria na capacitação de mão de obra, as empresas de manutenção industrial precisam apenas identificar as melhorias a serem implementadas, quando necessário.