indústrias

Aspectos importantes para as indústrias

As indústrias são espaços de suma importância para qualquer país, pois são esses ambientes que são responsáveis pela produção em massa de produtos, ferramentas, peças e utensílios que utilizamos no dia a dia.

Nesse sentido, existe uma grande variedade de setores industriais, sendo que cada uma atua de uma maneira específica, voltada para um mercado particular.

Por exemplo, uma indústria de alimentos trabalha para o mercado alimentício. Uma indústria de eletrodoméstico, comercializa seus itens para esse mercado específico, e vice-versa.

Porém, para que tudo isso seja bem executado, é fundamental que as indústrias passem por alguns processos importantes, que vão desde a montagem, manutenção, calibração de ferramentas até a proteção dos profissionais.

Montagem das indústrias

Para que uma indústria seja montada, é importante que diversas empresas e setores estejam envolvidos em um processo com várias etapas.

Uma indústria é uma instalação complexa, que envolve sistemas variados, um amplo espaço e é fundamental que todos os mecanismos estejam montados de acordo com o planejamento, pois isso é determinante para que as práticas da indústria funcionem.

Nesse processo de montagem, que se inicia no planejamento e montagem da planta industrial, deve ser envolvido diversos aspectos que farão parte da montagem das fábricas, entre eles:

  • Posição dos setores da fábrica;
  • Quais máquinas serão compradas;
  • Quais estruturas de sustentação serão montadas;
  • Como serão instalados os sistemas;
  • Profissionais que serão contratados.

As estruturas, por exemplo, são parte fundamental para que as atividades da indústria funcionem e não prejudiquem a qualidade das paredes, pisos e tetos.

Por isso, é fundamental fazer escolhas assertivas na estruturação desses elementos, optando por materiais que sejam robustos, aguentem as pressões das atividades, e se possível, proporcionem maior sustentabilidade, como o piso drenante preço acessível.

Sistemas das indústrias

Em relação aos sistemas que são montados e instalados nas fábricas, existem três principais, como: sistemas hidráulicos, elétricos e pneumáticos.

Cada um funciona de uma maneira específica e tem objetivos diferentes. O sistema elétrico, como o próprio nome indica, é o responsável pela distribuição elétrica para os ambientes industriais, permitindo que as máquinas e a iluminação do ambiente sejam acionadas.

Já o sistema hidráulico, é o principal responsável por duas funções importantes: distribuição hídrica e injeção de fluidos líquidos no maquinário.

Para que esses dois processos sejam bem executados, existem alguns componentes que devem estar, obrigatoriamente, posicionados no sistema hidráulico.

Na injeção de fluidos, por exemplo, o tubo SCH 40, que é uma dessas peças que possibilita que os fluidos saiam dos sistemas e sejam inseridos no maquinário.

A instalação desses sistemas não é fácil, pois todos os elementos presentes de sistemas hidráulicos e elétricos são instalados em espaços subterrâneos.

Com isso, é natural que as mãos dos profissionais que trabalham nesse processo fiquem sujas, e por isso é fundamental que eles tenham consigo um desengraxante para mãos, justamente para limpar as mãos quando ocorre esse problema.

Conserto, reparos e calibração

Os processos das indústrias dependem de uma série de fatores. Entretanto, nada funciona quando as máquinas e ferramentas industriais não estão calibradas ou não estão funcionando da maneira que deveriam funcionar.

Por isso, existem algumas práticas que precisam ser efetivadas durante o dia a dia nas indústrias. Antes de utilizar qualquer ferramenta, é fundamental que seja realizada a calibração dos equipamentos, realizado por uma empresa de calibração de equipamentos.

Esse processo possibilita que os instrumentos utilizados para as operações estejam com a calibragem devida, garantindo que os processos sejam executados da forma como foram planejados.

É importante que as indústrias trabalhem com empresas especializadas, pois esses setores certamente terão os profissionais mais qualificados do mercado, que estarão plenamente aptos para executar as atividades da devida maneira, garantindo que a empresa de calibração de instrumentos ofereçam um serviço de altíssima qualidade.

Proteção para os colaboradores

Para finalizar, é importante destacar mais um aspecto que ajuda as indústrias a terem processos bem executados e seguros, que é o aparato de proteção para os profissionais industriais.

É fundamental que as indústrias capacitem e montem aparatos que aumentem a proteção dos seus trabalhadores, seja de forma direta ou indireta.

Uma das maneiras de melhorar a proteção, é disponibilizar vestimentas e equipamentos que ajudem os profissionais a se manterem seguros em certos ambientes, como o conjunto de ar mandado, que são equipamentos que permitem que esses profissionais atuem em ambientes com gases e produtos químicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *