industriais

As vantagens das peças nos ambientes industriais

As atividades industriais são muito importantes para o desenvolvimento de mercadorias de pequeno, médio e grande porte que as pessoas utilizam diariamente.

Os processos produtivos acontecem em diversas empresas de segmentos diferentes que atuam com o objetivo de atender as demandas dos seus clientes com qualidade.

O trabalho nas companhias acontece mediante a elaboração de um planejamento, ou seja, os gestores precisam organizar todos os detalhes relacionados à produção.

O primeiro passo é decidir o tipo de mercadoria que será produzida, pois este detalhe pode influenciar nos investimentos de máquinas e matéria-prima.

No plano de produção da empresa, os gestores podem definir: o tempo de serviço, os métodos de produção que serão executados, maquinário essencial, número de funcionários e outros detalhes que são muito importantes para um desempenho de sucesso no ambiente industrial.

A organização é a chave para o sucesso na produtividade, permitindo aumentar o volume na linha de produção e deste modo ter mercadorias o suficiente para atender os clientes fazendo vendas para os comércios, consumidor final e procedimentos de exportação.

A pertinência do EPI nos ambientes industriais

O EPI (Equipamento de Proteção Individual) é um dispositivo ou objeto que tem a função de proteger o trabalhador dos riscos e perigos presentes nas atividades de trabalho, zelando pela integridade física e saúde.

A utilização de EPI é uma exigência da NR 6 (Norma Regulamentadora) que determina que as empresas forneçam gratuitamente os EPI’s aos profissionais, no tamanho adequado para o uso durante a jornada laboral.

Os equipamentos possuem uma divisão em categorias: visual, auditivo, contra quedas, de pernas e pés, de cabeça, respiratório, de mãos e braços.

Alguns exemplos dos mais utilizados no ambiente industrial são:

  • Capacetes;
  • Abafadores e protetores auriculares;
  • Filtros, máscaras e respiradores;
  • Óculos e viseiras;
  • Luvas de proteção e mangotes;
  • Perneiras;
  • Botas, botinas e sapatos especiais;
  • Cinturões e cintos de segurança;
  • Roupas específicas (dependendo da área de trabalho).

Estes são os mais utilizados para manter a segurança na empresa durante a execução das atividades. Pesquisar referências e informações sobre comércios ou fabricantes de EPI’s são formas de conseguir comprar os objetos em abundância e com um ótimo custo-benefício.

Tipos de luvas

Há diferentes modelos de luva EPI, que podem ser de látex, neoprene, de malhas, PVC (Policloreto de Vinila), de raspa, nitrílicas, vaqueta e de látex com um suporte têxtil. Estas opções possuem excelente qualidade, atendem a diversas áreas, fácil higienização e conservação.

A durabilidade das luvas é uma questão que pode variar conforme o risco em que o material será exposto e a frequência de utilização.

A luva de vaqueta é um modelo produzido com couro, material que funciona como bom isolante térmico, o que ajuda nos serviços em baixas temperaturas.

Esta luva é muito utilizada em câmaras frias, frigoríficos, mineradoras, montagem de estruturas metálicas, procedimentos de soldas, entre outros.

Além disso, em uma composição que permite bom tato, é maleável, excelente durabilidade e versatilidade. O modo de conservação e limpeza deve ser feito conforme as especificações do fabricante.

Componentes importantes no ambiente industrial

Na indústria, o funcionamento das máquinas depende de várias peças que juntas fornecem a potência necessária para o equipamento operar durante a produção.

As correias dentadas, por exemplo, são responsável pela movimentação das válvulas e pistões, coordenando o funcionamento das máquinas ou veículos.

Com esta peça, é possível reduzir os atritos que ocorrem, graças à sua composição em borracha ou nylon e possui as seguintes vantagens:

  • Manuseio simples;
  • Ótima resistência;
  • Preço acessível;
  • Dentes moldados para um encaixe perfeito;
  • Ajuda no funcionamento do motor;
  • Movimento sincronizado;
  • Transmissão de força.

Outra peça muito usada na indústria é a mangueira de sucção é um modelo hidráulico que é utilizado em diversos segmentos da indústria, construção civil e até em atividades domésticas.

Possui excelente durabilidade, resistência, pode fazer a mesma função de uma tubulação, tem rigidez, versatilidade, ajuda na condução de líquidos, pastos e condução de água, ótimo custo-benefício e aplicação simples.

Equipamento de segurança industriais

Os investimentos em equipamentos que ajudam no combate a incêndio é muito importante para evitar prejuízos, além de proteger as pessoas nos ambientes industriais.

O extintor CO2, por exemplo, é um extintor que controla incêndios de classe B (líquidos inflamáveis) e classe C (Equipamentos Eletrônicos).

Com este extintor, é possível controlar o princípio de incêndio sem deixar danos e resíduos nos equipamentos. Tem um ótimo custo e manutenção simples e acessível, com a recarga que deve ser feita conforme as especificações do fabricante.

Portanto, o uso de EPI’s e maquinário correto no ambiente industrial é o caminho para ter excelente produção, criando mercadorias de qualidade, que atende com excelência os clientes e proporciona lucros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *