As vantagens das válvulas na indústria

O setor industrial é muito importante para o desenvolvimento de produtos e serviços que ajudam a atender as necessidades das pessoas. Portanto, neste texto entenderemos a importância das válvulas para a indústria.

Para atender a todos, as empresas precisam fazer a aquisição de máquinas e equipamentos que são projetados para a fabricação de peças, desde as simples até as mais complexas.

As peças são muito importantes para as empresas, porque é por meio delas que a criação de diversos produtos é possível. Diversos setores industriais usam esse componente para conquistar a qualidade e destaque no mercado, devido à boa procedência das mercadorias.

A função das válvulas

Em muitas empresas o uso de válvulas é muito frequente. Uma válvula é um objeto que consegue regular a pressão de um líquido, fluído, gás, vapor ou substância.

Essa peça pode ser instalado em máquinas ou equipamentos, e nos tubos e conexões para potencializar a qualidade e o funcionamento desses itens.

Existem vários tipos de válvulas que são comercializadas em estabelecimentos especializados em peças industriais e há as empresas que realizam a fabricação de modelos diferenciados de válvulas com o objetivo de atender as necessidades dos consumidores.

Tipos de válvulas usadas na indústria

A válvula borboleta triexcentrica é fabricada com um sistema de anéis lamerares. Ela é projetada e criada para suportar altas temperaturas e pressão, bloqueando o controle proporcional nas máquinas.

Os materiais usados na criação dessa peça são elementos metálicos intercalados com itens selantes organizados nos discos da válvula.

Os benefícios da válvula borboleta são:

  • Baixo índice de manutenção;
  • Pressão integrada;
  • Redução de perda de carga;
  • Alto desempenho para diversas situações;
  • Agilidade nos processos de redução do custo energético;
  • Maior eficiência na planta.

Uma valvula solenoide é essencial para realização dos processos industriais, sendo frequentemente usada nos serviços de controle e automação de fluidos e gases.

Em máquinas e compressores de ar comprimido, essa válvula proporciona agilidade e potência aos equipamentos, nos sistemas de automação industrial e aquecimento, em máquinas de lavar roupas, aparelhos de irrigação, aspersão e lavagem de carros, piscinas, equipamentos odontológicos e outros modelos de maquinário, oferecendo excelentes ganhos aos serviços.

Algumas empresas usam a válvula atuada, que funciona por meio de um sistema de atuação pneumático composto em alumínio. Os atuadores funcionam com movimentos rotativos.

Esse modelo de válvula promove melhorias consideráveis no controle de fluidos, gases e vapores circulantes.

Além da válvula atuada, há outros tipos bastante conhecidos e que não devem ser esquecidos como é o caso da válvula de alívio de pressão que se trata de uma peça usada para o funcionamento de mecanismos usados na indústria química, atuando no controle de equipamentos que geram pressão, calor ou outro tipo de energia.

Esses equipamentos têm a necessidade de controle, por simples medidas de segurança, que são muito importantes, independentemente do segmento. Esse modelo de válvula é muito útil e atende aos padrões e normas nacionais e internacionais de segurança.

O uso da valvula de retenção serve para impedir o refluxo dos esgotos e o acesso de animais nas tubulações das empresas e residências. Esse tipo de peça possui duas aberturas para a entrada e saída de ar, além de ser essencial para evitar a dissipação de odores desagradáveis.

O disco que essa válvula tem evita que danos prejudiquem o seu funcionamento. Os benefícios dessa peça são: alívio de pressão para dar segurança a tubulação, evita a contaminação pela ação de refluxo ou a presença de substâncias que causem problemas, etc.

Para a instalação dessa peça é preciso:

  • Ter toda a tubulação nivelada;
  • Limpeza em todas as extremidades dos tubos;
  • Verificar a entrada da bomba;
  • Cuidar do sentido de abertura e fechamento das válvulas.

Cuidados com as válvulas são importantes para garantir um excelente tempo de vida útil, mas o tratamento de efluentes precisa ser feito pelas redes de distribuição de água, para evitar problemas de funcionamento na válvula.

Nas empresas da indústria, o uso de um regulador de pressão, para ter maior controle e precisão, é frequente, pois esse equipamento potencializa a qualidade das válvulas.

No ambiente residencial, o regulador pode ser acoplado em um botijão de gás, para que as pessoas consigam ter um controle e saber o momento em que o gás está prestes a acabar, além de ajudar na redução de pressão e sopro forte do botijão.

O uso desse equipamento proporciona alimentação às bocas do fogão.

Portanto, o uso de válvulas em vários ambientes ajuda as pessoas a usar os seus equipamentos com qualidade, segurança e economizando em manutenções.