Ar-condicionado

Ar-condicionado industrial: forma correta da manutenção

Item fundamental em todas as empresas, a existência do ar-condicionado em indústrias também tem um papel importante.

Ele é responsável por assegurar os níveis ideais para o conforto térmico e conveniência de um ambiente para os funcionários realizando alguma função na fábrica.

Neste artigo, entenda a importância e maneiras assertivas de realizar uma manutenção de ar condicionado preço industrial.

Limpezas de rotina

Em um calendário de manutenção, essa ação é a mais básica e deve ser feita em todos os itens do aparelho, sendo:

  • Filtros de ar;
  • Umidificador;
  • Ventilador;
  • Serpentinas de resfriamento.

A limpeza deve ser feita de tempos em tempos com água e sabão, assim, os microrganismos e impurezas são removidos completamente.

Aproveite também para avaliar os componentes do ar-condicionado que precisam ser substituídos.

Lavagem do ventilador

O ventilador é uma peça que precisa de lavagem a cada semestre, assim, evita-se a conserto de ar condicionado split industrial frequente.

Se antes do período uma limpeza for necessária, o ideal é que a lavagem seja feita previamente para que a necessidade de troca seja analisada.

Trocas de filtros de ar

Há dois tipos de filtros de ar, sendo o interno e o externo. O primeiro deve ser trocado, no máximo, a cada três meses, ou quando for verificada certa saturação.

Já os filtros externos demandam um menor intervalo de tempo de manutenção e limpeza, isto é, semanal, verificando ainda a necessidade de descarte. 

Conservação do umidificador

Este é mais um componente do ar-condicionado industrial que deve ser mantido com determinado equilíbrio em uma empresa de guarda móveis

Afinal, ele pode deixar o ambiente muito úmido e propício para a formação de mofo e bolor, ou, em contrapartida, deixar o ar seco, contribuindo para o surgimento de ácaros.

Análise de serpentinas

As serpentinas de resfriamento precisam ser higienizadas em um intervalo de três meses para a remoção de sujeiras, para garantir que o processo de climatização funcione corretamente. 

Se houver excesso de poeiras e outras sujidades, o ar corre o risco de congelar e entupir o ar-condicionado.

Verificação da bandeja de condensamento

A bandeja de condensamento é um componente importante do ar-condicionado industrial, e deve ser limpa mensalmente.

Afinal, é muito comum que aconteçam vazamentos pela bandeja, o que é um indicador de outros possíveis problemas no aparelho.

Estes podem ser o entupimento de instalações, o congelamento da serpentina, isolamento ou carga de fluido refrigerante incorretos, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *