ar-comprimido

Ar comprimido empregado nos sistemas hidráulicos

O ambiente industrial possui diversos maquinários e equipamentos que utilizam o ar comprimido na composição estrutural, e por isso merecem uma atenção por parte dos profissionais que cuidam do setor de manutenção.

A demanda crescente em segmentos distintos da indústrias incluem a produção de bens de consumo do ramo alimentício, farmacêutico e automotivo. Cada qual possui características específicas, que recebem compressores de ar comprimido livre de contaminantes que podem prejudicar o funcionamento do maquinário.

Sendo assim, a necessidade de compressores de ar comprimido aumenta ou diminui conforme a linha de produção, com a aplicação de um projeto que ajusta a pressão e a vazão de ar. Esse cuidado serve para evitar os contaminantes comuns em ambientes industriais, sendo eles:

  • Água por causa da umidade do ar;
  • Partículas sólidas;
  • Óleos;
  • Lubrificantes.

Durante a montagem industrial, são aplicadas soluções específicas para cada instalação presente na linha de produção. Os compressores de ar podem estar em diferentes ambientes, com funcionalidades diferentes e que promovem a qualidade e a eficiência no final.

Equipamentos com funcionalidades eficientes

O abastecimento de energia de máquinas industriais pode variar entre a elétrica, a gás e as fornecidas pelos compressores de ar comprimido.

Para garantir a qualidade do ar que passa por esses equipamentos, é preciso verificar constantemente o funcionamento do filtro de ar compressor, indicando se está isento de impurezas.

Como o sistema pneumático está presente na motorização de diversas máquinas, e esses motores são fabricados com peças metálicas, é necessário evitar qualquer tipo de umidade, principalmente na área interna, onde apenas a passagem do ar pode provocar uma reação de oxidação por causa da água acumulada, mesmo que seja em forma de gotículas.

A presença do filtro de ar para compressor evita a chegada da umidade, e assim deve ser por toda a vida útil. A manutenção deve ser realizada de maneira periódica, com a substituição dos elementos filtrantes presentes em todo o sistema hidráulico.

Nos sistemas hidráulicos, a regulação serve para garantir o pleno funcionamento de componentes como cilindros e válvulas, ajustando a pressão de forma adequada, evitando o desgaste das peças de maneira prematura.

O motor de um equipamento específico possui um regulador de ar para compressor, assim como as máquinas industriais, para otimizar a pressão dentro da passagem empregada no interior do equipamento.

Anexos industriais com equipamentos dinâmicos

A planta fabril possui ambientes separados do setor da linha de produção, muitas vezes destinados para oficinas de usinagem, que possui área administrativa e ambiente próprio para a realização de refeições e espaço para descanso.

Para atender os trabalhadores no horário do almoço ou da janta, dependendo do modelo de turno praticado, a cozinha conta com uma lava louça industrial para facilitar a higienização dos pratos, copos e talheres.

Esse equipamento, entre outros presentes no ambiente essencial para garantir o abastecimento de alimentos aos trabalhadores, possui uma estrutura reforçada em relação a outros aparelhos utilizados em ambientes domésticos.

Eles contam com um espaço maior, para lavar o maior número de louças, além de facilitar a remoção de sujeiras pesadas de panelas e outros acessórios da cozinha.

Estrutura industrial recebe elementos rígidos

Os sistemas hidráulicos promovem a movimentação do ar comprimido em ambientes pressurizados, se ajustando as máquinas presentes no ambiente produtivo. Ainda assim, há peças instaladas que facilitam alguns processos por causa da rigidez do material e do formato empregado durante a montagem industrial.

Os rolamentos das esteiras formadas pelo tarugo de tecnil preto, se ajustam ao projeto fixados por peças metálicas que permitem o transporte por toda a extensão do setor da linha de produção. Esse material possui características próprias que justificam a aplicação, como:

  • Isolamento elétrico;
  • Resistência a agentes químicos;
  • Auto lubrificante;
  • Desgaste baixo

As vibrações recorrentes em esteiras metálicas são reduzidas por causa das características do tecnil, que é produzido a partir de plásticos duráveis e amplamente utilizados no ambiente industrial, dependendo do formato em que é fabricado.

O aprimoramento dos processos produtivos de uma indústria depende dos investimentos propostos pela empresa responsável pela planta fabril. É preciso manter a produção competitiva, para atender a demanda do consumidor e enfrentar a concorrência sempre presente.

Os mínimos detalhes revelam a preocupação com as melhorias para acompanhar o setor em que está inserido, seja na aplicação de filtros nos sistemas relacionados ao compressor de ar, ou as roldanas e engrenagens características de esteiras e elevadores.