aproveitamento-de-agua

Aproveitamento de água e energia valoriza empresa no mercado

Máquinas industriais ocupam um espaço considerável, e dependendo das finalidades de uma empresa, como o aproveitamento de água, e da transformação implementada nas matérias-primas dentro das linhas de produção.

As ferramentas utilizadas para serviços específicos são desenvolvidas de acordo com as necessidades apresentadas. Os problemas que surgem em uma planta fabril devem ser estudos, pesquisados e as soluções devem ser eficientes, com segurança patrimonial e de todos os operadores envolvidos.

O desenvolvimento de um projeto específico para cada empresa depende de profissionais especializados em montagem industrial, empregando maquinários e equipamentos apropriados, influenciando inclusive na contratação de mão de obra adequada para cada operação funcional.

A disposição das máquinas determina a mobilidade necessária dos profissionais que trabalham no chão de fábrica. A implementação de máquinas automatizadas exige operadores com conhecimento técnico na área de atuação, para garantir a segurança de todos e a produtividade efetiva da linha de produção.

Mesmo a manutenção preventiva deve estar dentro do planejamento de equipes responsáveis pela montagem industrial, incluindo o treinamento da mão de obra quando os equipamentos são atualizados e passam por um processo de modernização.

Elétrica e hidráulica essenciais em planta fabril

Com o objetivo de atender toda a demanda relacionada ao mercado consumidor, o projeto de montagem industrial deve englobar até mesmo o abastecimento de energia elétrica e hidráulica de toda a planta fabril.

A partir do fornecimento de energia de uma concessionária pública ou privada, a presença de cabines primarias ajuda no sistema de distribuição da eletricidade, alternando em média ou alta tensão. Elas variam em quatro modelos distintos, sendo:

  • Simplificada;
  • Blindada;
  • Poste;
  • Alvenaria.

A instalação de uma cabine primária permite que os equipamentos, maquinários e demais aparelhos eletrônicos tenham uma vida útil prolongada, levando em consideração que a transformação de tensão impede a redução ou picos de energia que podem ocasionar em curtos-circuitos.

A conexão hidráulica também deve ser empregada com a máxima eficiência em um ambiente industrial, pois muitas máquinas e caldeiras dependem do resfriamento constante para um funcionamento adequado.

O direcionamento de outros fluidos depende dos encanamentos implementados, com passagem de água, gases, óleos e lubrificantes, cada qual em uma estrutura específica.

As funções são determinadas dentro do projeto de montagem industrial, de acordo com a implementação das máquinas e equipamentos que são utilizados na linha de produção, da entrada da matéria-prima até o produto finalizado.

Sustentabilidade industrial valoriza aproveitamento de água

A legislação ambiental é rígida em todos os sentidos, principalmente quando se trata do setor industrial. Por isso, todas as soluções apresentadas que apontam para a sustentabilidade são valorizadas quando implementadas em um ambiente industrial.

Como a água é essencial para diversos procedimentos industriais, qualquer possibilidade de economia desse elemento é válida. O aproveitamento proveniente da torre de resfriamento industrial é utilizado em sistemas específicos, variando entre circuitos abertos, semiabertos e fechados.

Para evitar problemas como a ocorrência de depósitos biológicos, erosão, crostas e presença de sólidos suspensos, são empregados tratamentos específicos que permitem o reuso da água em situações apropriadas.

Dessa forma, é possível encontrar a água tratada em vasos sanitários, limpeza de pátio e veículos. Até mesmo a rega de jardim pode ser feita, desde que livre de qualquer vestígio de partículas poluentes.

É preciso estar atento quanto ao uso da torre de resfriamento de água nos mais diversos procedimentos, identificando de antemão as estruturas e equipamentos que podem receber esse tipo de aplicação e direcionamento para sistemas que visam a sustentabilidade industrial.

Reforma garante continuidade de trabalho

A adaptação de diversos equipamentos estruturais podem ser voltados para a adequação à legislação ambiental vigente. Muitos equipamentos passam por uma transformação geral, denominado retrofit de máquinas, recuperando a estrutura instalada e modernizando a linha de produção e todo o chão de fábrica.

A construção de fábricas e indústrias devem seguir normas regulamentadoras e legislação vigente, principalmente quando se trata da proteção à natureza e ao meio ambiente, de uma forma geral.

Por isso, essa preocupação com as adaptações dos ambientes de trabalho, empregando até mesmo a zincagem de parafusos para recuperar e fortalecer as estruturas já implementadas.

Os profissionais que desenvolvem os projetos devem atender as necessidades dos clientes, encaixando dentro do espaço disponível, com um planejamento adequado para a atuação e produção em larga escala dos bens de consumo.

A ideia principal deve estar focada no bom andamento da linha de produção, com máquinas e equipamentos instalados em setores específicos, levando em consideração que um tem influência sobre o outro em algum estágio de evolução produtiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *