Aplicações industriais da borracha

Os produtos de borracha são usados ​​em diferentes aplicações industriais. De fato, todas as grandes indústrias fazem uso de produtos de borracha.

Quando se fala sobre a indústria da borracha, isso significa uma indústria de fabricação de borracha sintética e uma ampla gama de produtos de borracha que vão desde capachos até arruela de borracha.

Existem certas características únicas deste item, o que o torna um produto importante que pode ser usado em diversas áreas, como:

  • Transporte;
  • Manuseio de materiais;
  • Assistência médica;
  • Atividades esportivas e de lazer.

Tipos de borracha sintética

Existem diferentes tipos de borracha sintética, com base na sua aplicação e propriedades mecânicas e químicas.

No mercado atual, a borracha sintética é vendida como fardos compactados e blocos quadrados e também na forma de aparas revestidas de talco, borracha em pó, grânulos e como concentrados de látex em forma líquida.

Este tipo é melhor que a natural, pois tem melhor resistência a óleo e temperatura.

Borracha de estireno butadieno:

De uso geral com melhor resistência à abrasão, menor comportamento a baixa temperatura, menor elasticidade, melhor envelhecimento e resistência ao calor, excelente material isolante elétrico.

Usado na indústria de pneus, Correia para esteira transportadora, vedações e produtos técnicos de borracha.

De polibutadieno (BR):

É usada combinada com outros tipos. É flexível em baixas temperaturas e tem boa elasticidade. Usada em pneus, embreagens, rolamentos de motor e vedações de água potável.

De isopreno:

É mais uniforme, mais limpa e transparente. Usada em produtos técnicos, como seções de construção, mangueiras de aquecimento, mangueiras de refrigeração para veículos, pneus de alta performance para borracharia e utensílios de alimentos.

De acrilonitrila-butadieno:

Possui resistência a combustível e óleo, tem boas propriedades de temperatura e resistência à abrasão.

Usada em peças de veículos automotores, mangueiras de óleo, produtos técnicos, tapetes, placas, vedações como o anel oring preço, rolos e para alimentos como leite.

De cloropreno:

É resistente à graxa, retardante de chamas e também resistente ao óleo, envelhecimento, abrasão e intemperismo.

Usado em correias transportadoras, correias de transmissão, embreagens, todos os tipos de produtos técnicos, cabos, sistemas de suspensão pneumática.

 De butílica:

É resistente ao envelhecimento, ozônio e produtos químicos. Tem boas propriedades mecânicas e de isolamento. Tem baixa permeabilidade a gases e resistência à abrasão.

Usada em mangueiras automotivas, selos, membranas, revestimentos internos de pneus, tecidos emborrachados, mangueiras, isolamento de cabos.

Armazenamento e embalagem de borracha sintética

A borracha sintética deve ser armazenada a seco. Alguns tipo de borrachas sintéticas devem ser armazenadas a frio e devem evitar a luz direta do sol.

A duração recomendada de armazenamento para as sintéticas são de 5 anos, embora possa ser estendida para outros 2 anos.

Os fardos deste tipo de material são embalados em plástico ou folhas de polietileno ou em caixas forradas com polietileno. Borrachas sintéticas em pó são embaladas em caixas de papelão ou sacos de papel revestidos de polietileno e paletizados.

Pacotes flexíveis a granel também podem ser usados. A sintética em grânulos é embalada em sacos de polietileno e paletizada. Aqui, também, pacotes flexíveis a granel podem ser usados.

Impulsionadores da indústria

A crescente demanda da indústria automotiva e o aumento na aplicação de produtos de borracha na indústria de uso final são os principais impulsionadores do mercado de produtos de borracha industrial.

Espera-se que o crescimento elevado de veículos autônomos e de bateria contribua significativamente para o crescimento da indústria automotiva no período de previsão.

A volatilidade no suprimento de matéria-prima e os preços flutuantes dela são a principal restrição para o mercado de produtos de borracha industrial no período de previsão.

O aumento do uso de produtos deste material na indústria de construção e infraestrutura e a inovação nos produtos fabricados com a sintética são as principais oportunidades no mercado de produtos de borracha industrial.

Enfim, o forte surgimento das sintéticas no mercado global de produtos industriais de borracha pode ser atribuído principalmente a numerosos fatores interconectados.

Preços altamente voláteis e irregularidades no fornecimento da natural obrigaram os consumidores a mudar da natural para a sintética.

A demanda da indústria automotiva pelos produtos industriais deste material constituiu a maior parcela entre todas as indústrias de uso final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *