Ambiente

Ambiente industrial: peças e materiais

O ambiente industrial pode ser responsável pela produção de variadas peças, em segmentos diferenciados, como indústria têxtil, química, de alimentos ou da produção de automóveis, por exemplo.

Para funcionar, a indústria conta com o uso não somente de uma equipe técnica e especializada, mas também do investimento em tecnologia para aquisição de materiais que tenham qualidade e que entregam bons resultados.

Os equipamentos utilizados na indústria vão depender das funcionalidades que são realizadas dentro desse ambiente, assim como os resultados que se almejam.

Pensando nos mais variados equipamentos e seu uso dentro do ambiente industrial, nesse artigo, falaremos sobre alguns desses materiais e suas funcionalidades.

O uso de filtros

Diversos filtros são utilizados em atividades domésticas, do cotidiano e até mesmo, em ações mais complexas, como na medicina.

Na indústria, o uso de filtros também é bastante comum, um filtro que tem uso tanto no cotidiano como na indústria, é o filtro de carvão ativado industrial.

Esse tipo de filtro é importante para remoção de impurezas na água, assim como para trazer redução de mal odor, cloro e até mesmo, outros elementos que estejam contaminando a água.

Esse tipo de filtro não consegue remover, porém, elementos metálicos ou outros agentes tóxicos, ou corpos patogênicos.

Apesar disso, seu uso é bastante comum exatamente porque faz parte de um dos processos de limpeza da água, elemento essencial na sociedade e no ambiente industrial.

Máquinas e solda

Dentre as mais variadas máquinas que ajudam a compor o ambiente industrial, existem mercados tecnológicos que atuam na criação e desenvolvimento de novas peças.

Uma dessas peças é a MIG gás, essa máquina também pode ser conhecida como um arame que apresenta uma autoproteção e por isso, não existe a necessidade do uso de um gás.

Esse tipo de arame apresenta algumas partículas em seu interior e é utilizado para processos de soldagem. Esse arame apresenta essa proteção e resistência a vários elementos, sendo utilizado para solda.

É importante ressaltar que o processo de solda MIG é uma ação que precisa soldar um arco elétrico, formado por metais. É um procedimento bastante comum dentro da indústria, principalmente, a automobilística.

Geralmente, esse tipo de solda MIG, ao invés de soldar elementos ferrosos, acaba sendo responsável por soldar o alumínio e no caso da não utilização do gás, ela já apresenta por si só a proteção.

Uso dos arames

Já que estamos falando sobre arames, vale a pena ressaltar também o uso do arame cobreado. Vale ressaltar que os arames são elementos metálicos e que os metais são altamente utilizados dentro da indústria.

Dentre os principais metais utilizados podemos destacar:

  • Ferro;
  • Aço;
  • Alumínio;
  • Cobre.

No caso do arame cobreado, que citamos aqui, seu material também atua no processo de soldagem, mas seu objetivo é causar uma proteção do metal quando tiver contato com alguns gases presentes na atmosfera.

Por exemplo, o ferro é um metal que em contato com o oxigênio pode acabar corroendo. No processo de solda, muitos desses metais entram em contato com esses gases e para não degradarem e garantirem sua resistência, esse arame de cobre é utilizado.

Para quem preferir também não utilizar a solda MIG sem gás, é possível utilizar o arame de solda, que é utilizado nos procedimentos de solda do alumínio, liberando um gás de proteção no local.

Como características, esse tipo de material:

  • É de fácil transporte e acesso;
  • Geralmente, apresenta argônio na composição;
  • É utilizado para soldar vários elementos;
  • Apresenta gás de proteção.

Outros materiais

Além dos materiais de solda, existem outros que contribuem para o andamento dos processos industriais. Dentre eles, podemos citar o uso do misturador industrial.

Esse equipamento, como o próprio nome já diz, contribui para a mistura de líquidos dentro da indústria, assim como para a transformação de processos.

Além disso, essa máquina é feita com aço carbono e apresenta alguns revestimentos metálicos em aço inox, ou seja, é altamente resistente, durável e com qualidade técnica para a mistura desses líquidos.

Outro tipo de máquina que também merece destaque, apresentando vários tamanhos e formas de atuação é o bico de corte para maçarico.

Esses materiais, geralmente, são metálicos e o tipo de bico a ser utilizado dependerá de qual será a velocidade e a abertura destinada no maçarico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *