peças

Adaptação de peças passa por processo de usinagem

A complexidade que envolve a montagem e adaptação de uma indústria proporciona aos profissionais a possibilidade de construir os mais diversos produtos e peças. A sociedade se beneficia de tal maneira, já que o setor é responsável por muitas mercadorias e serviços que são colocados à disposição da população, que muitas pessoas não se dão conta da importância na vida de todos.

Muitos procedimentos industriais são baseados nas necessidades de atendimento à grande demanda, seja de produtos alimentícios, automóveis, indústria farmacêutica e, até mesmo, o agronegócio.

Afinal, muitas máquinas agrícolas são desenvolvidas dentro de fábricas específicas para atendimento a este setor tão importante para a economia nacional e internacional.

Por isso os projetos voltados à indústria devem atentar para qual mercado vai se posicionar, criando soluções criativas, utilizando diferentes máquinas e ferramentas, além da matéria-prima proveniente da natureza, para transformação e se tornar um produto útil.

Serviços acompanham desenvolvimento tecnológico

Há muito tempo a sociedade utiliza diferentes ferramentas de manipulação, para trabalhar o metal dentro dos processos de fabricação dos mais diferentes materiais, como madeira e ferro.

Atualmente, as empresas de usinagem em SP são responsáveis pelo desenvolvimento de projetos, adaptação de máquinas para a manufatura de peças industriais, empregando características próprias, utilizando as ferramentas específicas para cada processo. Entre os serviços realizados pelos profissionais, podemos destacar:

  • Tornearia mecânica;
  • Furação e roscas;
  • Aplainamento e fresagem;
  • Alargamento e mandrilamento.

Para cada processo é necessário um equipamento específico. Com o uso da tecnologia, muitas tarefas passaram a ser realizadas de forma automatizada.

Para atender à demanda do mercado consumidor, muitas fábricas e indústrias passaram a terceirizar os serviços para uma empresa de usinagem cnc, que conta com equipamentos modernos e atualizados, utilizando ferramentas de alta precisão.

Os processo são realizados em peças variadas, alternando entre leves e pesadas, com composição de diferentes materiais, como metais ferrosos, plástico, borracha e madeira.

Os produtos são projetados e desenvolvidos de acordo com moldes padronizados e amostras exclusivas, de acordo com a necessidade apresentada pelos clientes.

Indução automatizada mantém qualidade e segurança nas peças

As máquinas utilizadas na usinagem com tecnologia adaptada para controle numérico computadorizado (CNC) permitem um ambiente mais seguro, refletindo na qualidade e no acabamento, já que os processos são realizados com precisão.

As estruturas podem ser produzidas em até três dimensões, com parada automática quando os sensores indutivos são instalados na linha de produção.

Esse comando serve para diferentes ambientes industriais, com diversas aplicações, podendo ser encontrado em embaladoras, transportadoras, máquinas de medicamentos, entre outros, para contagem de peças, substituindo as chaves fim de curso.

Como não há contato físico direto nas peças, a vida útil dos equipamentos é prolongada, assim como a manutenção do sensor indutivo faceado é facilitada, por não contar com peças que se sujeitam a desgastes mecânicos.

Desenvolvimento de projeto específico

Muitos projetos são muito particulares, mas que podem ser adaptados à realidade de diferentes linhas de produção. A fabricação de eletrodomésticos, por exemplo, atua em um mercado amplo e variado, com produtos que podem ser voltados para residências, como fogões, geladeiras e microondas.

Todos estes elementos podem contar com características específicas, como a aplicação de tinta sobre a estrutura geral. Sendo assim, a engenharia aplicada no desenvolvimento de um projeto cabine de pintura industrial deve estar atenta a um equipamento específico que vai atender a diferentes produtos, de tamanhos variados em um mesmo espaço.

A linha de produção pode ser muito bem aproveitada, com a adaptação de peças construídas pelas oficinas de usinagem, criando soluções inovadoras que permitem melhor aproveitamento de espaço e compartilhamento da cabine em processos de acabamento.

A criação de projetos voltados para indústrias de eletroeletrônicos também é produtiva e voltada para o setor da sustentabilidade.

Nos processos industriais, o encaminhamento de sucata eletrônica para uma destinação correta promove benefícios econômicos para a indústria, assim como a própria natureza.

A usinagem voltada à sustentabilidade também pode ser denominada de campo, já que atua na disposição de materiais para reciclagem.

As manutenções corretivas e preventivas permitem a retirada de peças no local especificado, atendendo a diferentes clientes, com soluções eficientes e práticas para os mais diversos setores industriais.

Para os que sofrem com problemas de logística ou processos complexos que envolvem a montagem e desmontagem de equipamentos, máquinas e ferramentas, os profissionais podem ir até o local, promovendo ações mais benéficas, com aproveitamento de tempo, sem prejudicar a linha de produção, adaptando as peças por meio da usinagem.