Acessórios industriais que precisam de manutenção e troca

No universo industrial, manter a produtividade das linhas de operação é um desafio. Por isso, investir na manutenção preventiva de equipamentos e se atentar às trocas de aparelhos é importante para que a indústria mantenha suas atividades sempre em alta. 

filtro para compressor de ar, é um exemplo de equipamento que precisa ser trocado com o tempo já que, a longo prazo, pode acumular partículas e danificar máquinas ou motores.

Porém, além deste acessório, há outros equipamentos industriais como  tubos, conexões, válvulas industriais e outros dispositivos que necessitam de certos cuidados na hora da substituição e da troca.

O manômetro industrial, por exemplo, é um dispositivo usado na medição de pressão e que pode ser encontrado em vários modelos, mas basicamente serve para regular/medir a pressão e encontrar a vazão de um equipamento.

Além desses exemplos, ainda há outros vários tipos de acessórios industriais que precisam de manutenção e troca. Se você quer saber mais sobre esse assunto, conheça 4 acessórios industriais que precisam de manutenção e troca.

Filtro para compressor de ar

Independentemente da aplicação, os filtros são equipamentos que constantemente entram em contato com impurezas.

Por isso, o bom funcionamento desses dispositivos depende muito da limpeza e da manutenção preventiva/corretiva e, eventualmente da troca.

No caso do filtro para compressor de ar, a troca é indicada de acordo com as indicações de manutenção do equipamento previstas nas determinações de fábrica.

Não existe um período certo para a substituição, porém, de forma geral, deve se observar o desgaste do aparelho ao longo do tempo e a absorção de impurezas por parte do filtro.

Além da troca e de possíveis manutenções para reparo, é importante ter cuidados com a limpeza do filtro para compressor de ar.

Não é recomendado usar ar comprimido para higienização, pois partículas de impureza acumuladas, água e óleo podem danificar o filtro.

Além disso, a desmontagem do filtro não deve ser feita por uma pessoa que não conheça o equipamento, pois isso pode alterar o sistema de funcionamento do dispositivo e até danificar.

Fora essas especificações, é importante observar o modelo de filtro para compressor de ar direto, pois isso também ajuda a determinar o tempo de manutenção/troca do dispositivo.

Com a troca e manutenção em dia, esse tipo de filtro pode oferecer as seguintes vantagens para a indústria:

  • Remoção de impurezas sólidas do ambiente;

  • Redução de umidade da operação industrial;

  • Separação de substâncias sólidas;

  • Eliminação de partículas sólidas.

Conexões de aço carbono

Usadas na fabricação de materiais, equipamentos industriais ou na construção das próprias tubulações industriais, as conexões de aço carbono são acessórios  que servem como um elo de ligação nestes sistemas.

Essas peças se destacam pela resistência e alta durabilidade do aço, no entanto, assim como outros acessórios industriais podem sofrer desgaste ao longo do tempo. Por isso, é importante fazer manutenções reparadoras e preventivas nesse tipo de conexão.

O mesmo vale para as conexões de aço inox. A principal diferença entre os dois tipos de conexão é a composição dos materiais.

A de carbono, por exemplo, só contém carbono e ferro. Já a conexão em aço inox contém – além do carbono – ferro, cromo, titânio e outros elementos.

Independentemente da composição, essas conexões precisam de cuidados para funcionarem de forma adequada. A troca desses dispositivos depende de fatores como:

  • Frequência de uso;

  • Condições de uso de cada conexão;

  • Contextos de aplicação da tubulação industrial;

  • Padrões de fabricação e garantia da peça.

Manômetro industrial

O manômetro industrial é um equipamento muito usado para medir a pressão dentro das fábricas e indústrias.

As aplicações mais comuns destes dispositivos são em equipamentos como os filtros de piscina, as bombas e os sistemas pneumáticos.

Por esse contato direto com equipamentos que são usados com certa frequência, é comum que haja a necessidade de manutenção dos manômetros.

Contudo, conforme o tempo e as condições de uso do  manômetro industrial, a troca do aparelho pode ser indicada.

Além do desgaste com o passar do tempo, há situações específicas que podem acelerar o processo de substituição deste dispositivo.

Especialmente em relação ao funcionamento do manômetro, casos como a condensação de água e a vibração da tubulação podem danificar ou acelerar a substituição.

Válvula solenoide para água

A válvula solenoide para água é um acessório industrial que permite a passagem e o controle de fluidos e pode ser usada em diversas situações, com destaque para as tubulações industriais.

Por se tratar um modelo de válvula que conta com diversos modelos, esse tipo de acessório necessita de cuidado especializado para manter o bom funcionamento e produtividade da peça.

Tanto a manutenção como a troca da válvula solenoide para água precisa de uma análise detalhada, feita por um profissional especializado neste tipo de produto.

No entanto, assim como os demais dispositivos e equipamentos industriais, o desgaste, as condições de uso com o passar do tempo e outras situações envolvendo segurança podem influenciar a troca da válvula.

Independentemente do dispositivo ou do equipamento, a troca é importante para manter o bom funcionamento e a produtividade das operações industriais. Por isso, é interessante a indústria contar com parcerias estratégias para esse tipo de serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *