A segurança dentro do ambiente industrial

O setor industrial é um dos que mais necessitam de medidas de prevenção e segurança que devem ser tomadas diariamente e de forma intensiva, garantindo o máximo desempenho em proteção.

Afinal, estamos falando de um ambiente laboral arriscado, que conta com um enorme número de máquinas e também com procedimentos e substâncias que podem colocar a integridade física dos trabalhadores em risco.

Por isso, é mais do que obrigatório conhecer as medidas que devem ser tomadas nesse aspecto e saber quais são os detalhes sobre algumas das normas vigentes no setor para a otimização dos ciclos de montagem e a produção nos mais diversos segmentos.

No artigo que você confere a seguir, conheça mais sobre o tema!

Operação e manutenção de equipamentos

O manejo do maquinário industrial demanda, em primeiro lugar, um treinamento técnico que torne o profissional plenamente capaz de lidar com todos os comandos existentes em cada equipamento.

Dessa forma, levando em conta que muitos deles oferecem riscos severos à integridade física, é importante que ele seja submetido também ao chamado Treinamento nr 12.

Esse treinamento obedece às conformidade apresentadas pela Norma Regulamentadora de No. 12, que garante a preservação da saúde do trabalhador.

Isso porque ela estabelece uma série de medidas voltadas para a prevenção de acidentes e para a garantia de segurança e higiene durante a realização de serviços relacionados com a instalação, a operação e a manutenção de máquinas diversas.

Para sua aplicação resolutiva, portanto, é importante que o colaborador obtenha conhecimento sobre variados aspectos de manejo de maquinário industrial, dentre eles:

  • Princípios gerais das máquinas;
  • Instalação de dispositivos elétricos;
  • Meios de acesso permanentes;
  • Transporte de materiais;
  • Componentes pressurizados.

Ensaio de ultrassom

O Ensaio de ultrassom em soldas, por sua vez, é um teste de verificação que tem como objetivo fornecer informações importantes sobre uma determinada estrutura sem que haja a aplicação de um método destrutivo, o que geraria desconforto e transtornos diversos.

Por isso, ao utilizar a percepção de dados por meio de ondas de som ultra-sônicas, como seu próprio nome sugere, esse é um método que garante confiabilidade sem prejudicar o item estudado.

Assim, ele é muito utilizado, portanto, para detectar falhas internas que estão ocorrendo em aparelhos, bem como defeitos em materiais.

Além disso, pode medir a espessura de uma parede de forma simples e sem a necessidade de quebrá-la em nenhum momento, identificando até mesmo se há processos de corrosão acontecendo na parte interna da estrutura.

Para quem está em busca de inovação, o Ultrassom phased array é altamente indicado, sendo um aparelho de medição que apresenta elementos individuais cristalizados e podem realizar a emissão e a recepção de pulsos de forma dinâmica e assertiva, garantindo resultados confiáveis que só a tecnologia mais avançada no segmento pode oferecer.

Perfil Profissiográfico Previdenciário

Outra forma de assegurar a integridade dos colaboradores e garantir que todos os seus direitos sejam preservados conforme preveem as leis trabalhistas vigentes atualmente é por meio do chamado Perfil Profissiográfico Previdenciário.

Esse é um conjunto de dados sobre o funcionário, de modo que é possível obter um acompanhamento preciso sobre seu histórico laboral.

O PPP Segurança do Trabalho avalia itens como:

  • Serviços prestados;
  • Tempo de cargo;
  • Monitoração biológica;
  • Registros ambientais.

Combate a incêndios

Não poderíamos falar em otimização da segurança dentro das fábricas e indústrias sem mencionar a importância de contar com um bom projeto voltado para evitar a propagação de chamas.

Nesse caso, é importante contar com profissionais devidamente habilitados para a fiscalização assertiva e confiável do local de acordo com as normas vigentes em cada segmento.

Por meio de um Projeto corpo de bombeiros, portanto, é possível obter uma série de medidas preventivas que vão evitar o surgimento de um incêndio.

Além disso, em caso de chamas, o ambiente de trabalho industrial deve contar com os itens necessários para o seu encerramento eficaz, rápido e seguro, como mangueiras, hidrantes e extintores.

Isso sem falar na realização dos cálculos dos sistemas que compõem a edificação, da análise de plantas e dos memoriais construtivos, todos exigidos na elaboração de um Projeto de prevenção de incêndio, que é obrigatório e, se negligenciado, pode gerar problemas judiciais graves, sem falar na gravidade dos acidentes.

O mais importante, portanto, é sempre contar com todas as medidas de proteção e as capacitações necessárias para que o ambiente de produção das fábricas e indústrias esteja a favor da vida e dos resultados de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *