máquinas

A preservação das máquinas e o processo produtivo

Por mais complexas que as máquinas do ambiente industrial possam parecer, elas seguem a mesma lógica que o próprio ambiente: a necessidade de um trabalho organizado realizado em conjunto. Apenas desta forma, uma máquina ou fábrica poderá operar com plena eficiência.

Por isso, para manter uma máquina sempre funcionando, é necessário que, além da manutenção, o seu operador conheça cada um de seus componentes, o que demanda interesse e aplicação de sua parte, mas que pode garantir os resultados que este tanto almeja.

Imagine o seguinte cenário: em uma fábrica de arruelas, um dos operadores tem sob sua responsabilidade uma máquina importante para a produção. Todos os dias, após o seu turno, esta máquina passa por uma vistoria, que aciona a manutenção para defeitos específicos.

Durante o processo de produção, a máquina apresenta um pequeno desgaste ou falha em um dos seus componentes. O conhecimento do seu operador de que algo está errado é crucial para acionar os botões, pois algumas falhas só podem ser percebidas durante uma produção.

É importante saber que, um operador não deve realizar qualquer tipo de manutenção. O conhecimento dos componentes é necessário para a conservação, mas apenas profissionais preparados e com equipamentos de segurança adequados devem fazer os reparos exigidos.

Assim, o operador de máquina pode se limitar a reconhecer falhas mecânicas, que por serem visualmente detectadas com mais facilidade que as falhas elétricas, são reparadas com uma frequência maior.

A utilização do datador Inkjet

Comumente usado ao final dos processos de produção, o datador Inkjet preço acessível é uma máquina-componente que facilita identificação de produtos acabados ou embalados.

Este tipo de datador eletrônico pode registrar:

  • Data de fabricação;
  • Data de validade;
  • Lote;
  • Preço;
  • Informações nutricionais.

Assim, ele realiza impressões com diferentes tipos de tinta. Com base em solventes para materiais plásticos ou de vidro, e tintas a partir de água para etiquetas de papel e caixas de papelão.

Apesar de sua fácil manutenção e o baixo índice de erros, o datador precisa estar sob condições adequadas para realizar a impressão perfeitamente.

Dessa forma, os operadores envolvidos no processo de fabricação devem garantir que a peça ou embalagem estejam posicionados adequadamente em sua esteira.

Outros fatores que podem afetar a qualidade de impressão são as superfícies. O datador tem um rendimento melhor com superfícies planas, ou levemente curvadas. Lembrando que, ao imprimir sobre cilindros, o tamanho da impressão deve diminuir de acordo com o diâmetro destes.

Bombas industriais

Assim como o datador citado acima, as bombas são máquinas-componentes de extrema importância para a produção. Elas auxiliam na eliminação, controle, volume e pressão de resíduos e fluidos de ambientes industriais.

A bomba centrífuga horizontal, por exemplo, é a máquina mais comum para realizar operações como o escoamento hidráulico de uma máquina, a lubrificação para evitar eventuais desgastes, a transferência de calor, entre outras coisas.

Elas também estão presentes no controle de ambiente e na purificação de fluidos. Um de seus usos mais interessantes é a possibilidade de filtrar líquidos para que possam ser reaproveitados, eliminando impurezas que influenciam na viscosidade.

Outra alternativa, é a bomba autoescorvante. Ela tem um funcionamento diferente da bomba mencionada anteriormente, pois tem a capacidade de eliminar o ar do interior de seu motor e da tubulação de sucção. Sendo muito utilizada em unidades de combate a incêndios e irrigação.

Funcionamento das buchas nas máquinas

A bucha de bandeja é responsável por conectar a bandeja ao chassis de máquinas, como um automóvel, por exemplo. A sua cobertura maleável é feita para resistir a grandes impactos ou pressões eventuais da sua utilização.

O que não significa que não devem ser trocadas, pois com a grande exposição, essas peças acabam apresentando desgastes que afetam outros componentes.

Além dos desgastes, o ressecamento da borracha pode provocar folgas nas partes em que são fixadas, o que aumenta o impacto ao seu redor e reduz o tempo de vida útil da bandeja ou do chassis.

Além disso, é interessante observar o tempo de uso indicado da peça, que é pré-estabelecido pelo seu fabricante. Uma indicação para aproveitar o uso da suspensão de um veículo sem danificá-lo é realizar vistorias na bucha suspensão regularmente.

Assim, há garantia de que a peça está cumprindo com todas as exigências e de que não oferece risco às demais partes do veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *