injeção

A importância da indústria de injeção plástica

A industria injeção plastica é a responsável pela fabricação de moldes de plástico, que são usados em diversas áreas na produção de objetos, peças e produtos que são muito utilizados no dia a dia.

O desenvolvimento de mercadorias em larga escala, otimizando tempo e usando matéria-prima de qualidade são ações que todas as empresas no segmento de injeção plástica procuram fazer.

O papel das empresas de injeção plástica na indústria

A segurança e qualidade são os principais pilares de uma firma de injeção de plásticos.

Por ser um procedimento amplamente realizado, ter opções diferenciadas de moldes é um jeito de conseguir diversificar a produção se tornar um fornecedor de moldes de peças para as seguintes áreas:

  • Automotiva;
  • Brinquedos;
  • Carcaças de eletrônicos;
  • Embalagens;
  • Equipamentos da área hospitalar;
  • Móveis plásticos;
  • Utensílios domésticos.

Existem muitos segmentos que usam peças plásticas, graças aos trabalhos desempenhados nas empresas de injeção plástica. Por isso, o bom desempenho das firmas desse segmento é tão importante para a sociedade.

O processo de moldagem por injeção é um método de fabricação de moldes de peças plásticas. Os grânulos ou pelotas de plástico são colocados em um funil que é levado a uma câmara aquecida.

A exposição a altas temperaturas provoca o derretimento do plástico, deixando-o na forma líquida, pronto para ser injetado nos moldes.

A injetora, máquina usada no processo de injeção, com os seus bico e potência, consegue injetar o plástico com o objetivo de atingir todas as extremidades e cavidades do molde, criando uma peça de qualidade, resistente e durável.

Durante o serviço de injeção, é possível utilizar vários tipos de plásticos: nylon, polietileno, poliestireno, ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno), Poliuretano, PVC (Policloreto de Vinila) e o polipropileno.

Após muitos procedimentos os polímeros ganham a forma de peças plásticas que podem ter várias cores, texturas, tamanhos, dureza e podem ser biodegradável.

Produtos químicos usados na indústria

Durante os processos de produção, manter a higiene e limpeza do ambiente de trabalho é essencial para a qualidade das mercadorias produzidas.

O uso de produtos químicos é muito frequente, pois com os seus compostos, podem agir na superfície suja com rapidez e eficiência.

O desengraxante industrial é produto indicado para a remoção de graxa ressecada que fica no asfalto e betumes, além de ser um grande aliado na remoção de gordura animal, emulsionável e vegetal.

Esse produto é muito eficiente na limpeza, porque, consegue deixar todas as áreas higienizadas, usando pouca água, proporcionando economia.

É indicado para limpeza difícil, sendo ideal para a remoção de graxa e sujeiras presentes em:

  • Máquinas;
  • Equipamentos
  • Tanques;
  • Instalações industriais;
  • Implementos agrícolas;
  • Superfícies de ferro, aço carbono ou inoxidável.

A limpeza de forros, galpões industriais, pisos, paredes de oficinas mecânicas e higienização de alto impacto podem ser feita com o desengraxante, já que ele pode ser solúvel em água.

Em lojas de produtos de limpeza para indústria, é possível encontrar várias opções de desengraxante: neutros, alcalinos, aquosos, com alto poder de limpeza, ecológicos, entre outros.

O desengraxante industrial biodegradavel é uma alternativa, com as mesmas propriedades de limpeza, mas com a vantagem de que não prejudica o meio ambiente.

Apresentam um excelente custo-benefício, não deixam resíduos, possui odor fraco e conseguem criar uma película protetora temporária, ajudando a prolongar a limpeza por um tempo.

Solventes clorados, aguarrás e querosene são os mais conhecidos e utilizados.

Peças versáteis

O uso de peças de vários tamanhos e formatos é um processo muito comum na fabricação de produtos, estruturas, mercadorias, entre outros.

A porca gaiola é uma peça flutuante, dentro de uma gaiola, fator que permite um melhor encaixe e flexibilidade para a porca-parafuso.

Nas situações em que há vários pontos de fixação que precisam de ajustes, usar uma peça como a porca gaiola, garante mais segurança no processo. É usada em fixações difíceis, em furos quadrados, o uso dessa peça quadrada elimina o uso de rebite ou solda.

Funcionamento dos equipamentos

A presença de muitas máquinas, ferramentas e aparelhos na indústria, exige uma boa distribuição de tomadas e interruptores para conseguir um bom uso.

No entanto, nem todos os espaços contam com uma distribuição eficiente, mas usar uma regua de tomadas 20a, pode ser a solução para essa falha.

A régua de tomadas é conhecida como filtro de linha, que além de ter várias tomadas, consegue proteger os equipamentos que estão conectados a ele, de situações de queima, por causa de descarga elétrica.