A importância da calibração nos equipamentos industriais

Nas empresas do setor industrial, a presença de um maquinário potente é fundamental para que os processos e atividades produtivas possam acontecer com qualidade, agilidade e proporcionar um ótimo desempenho durante a elaboração das mercadorias da empresa, para isso é importante manter a calibração e a manutenção em dia.

As máquinas são apenas uma parte importante do processo, pois a presença de funcionários treinados e qualificados faz toda a diferença.

Pessoas preparadas e com experiência, podem gerar ganhos interessantes para as empresas, por exemplo, ao saber manusear e operar os equipamentos, conseguem produzir com alta qualidade e agilidade e evitam falhas técnicas, retrabalhos, panes e desperdícios de materiais, além dos atrasos na produtividade que podem desencadear prejuízos nas entregas e prazos que as empresas têm que cumprir.

A manutenção do maquinário e equipamentos é um ponto fundamental para que as situações de falhas e problemas possam ser evitados e situações em que as máquinas parem completamente de funcionar durante o processo, porque isso pode gerar situações que alteram o orçamento da empresa, por exemplo, com a compra inesperada de itens e outros gastos que podem ser evitados com uma simples manutenção.

Serviços de manutenção importantes para as empresas

Os cuidados com os equipamentos industriais é uma forma de garantir perfeição nos processos de fabricação.

Aparelhos e equipamentos de medição são altamente relevantes em vários segmentos da indústria, pois a sua utilização, ajuda a ter precisão e auxilia em questões de medidas e pesos, que são importantes durante a criação das mercadorias, ajudando a manter a eficiência nos produtos.

Ter instrumentos em excelentes condições, ajuda os funcionários a garantir a qualidade e a não prejudicar as operações industriais.

Investir em serviços de calibração dos instrumentos é uma solução inteligente e que pode gerar ótimos resultados.

A calibração de instrumentos de medição, consiste em identificar quais os instrumentos que estão qualificados para a utilização e se os valores que estes apresentam podem ou não interferir na produção das mercadorias.

Nos serviços de calibração, os profissionais usam um instrumento da empresa e um instrumento de referência para fazer o comparativo de valores.

Os resultados deste processo são especificados em um certificado, que comprova o serviço de manutenção, além de deixar o equipamento apto para o uso.

As vantagens da calibração de instrumentos são: garantia de qualidade para os produtos, previne danos aos instrumentos, mostra se há ou não a necessidade de troca de equipamento e ajuda nos critérios de validação.

Alguns dos instrumentos que necessitam de calibração são:

  • Balanças;
  • Cronômetros;
  • Trenas;
  • Nível;
  • Refrigerador;
  • Medidor de pressão;
  • Calibrador de pneus;
  • Peneiras granulométricas;

Outro serviço muito solicitado pelas empresas é a calibração de medidores de vazão, que possui processos rigorosos e precisam ser feitos para garantir que os equipamentos estejam aptos para serem usados nos processos produtivos.

Os medidores de vazão são muito utilizados para fazer uma medição da taxa de vazão de gases, líquidos e massas.

Os modelos de medidores de vazão mais utilizados nas empresas são: o de pistão, mássica, tipo turbina, ultrassônicos, entre outros.

É importante, pesquisar sobre os modelos disponíveis no mercado e se estes atendem às necessidades da sua empresa é um fator muito importante e que deve ser considerado no momento da compra.

Instrumentos de medição específicos

Alguns serviços e sistemas específicos na indústria exigem instrumentos pontuais e que podem fazer muita diferença durante a fabricação das mercadorias que a empresa comercializa. O paquimetro, por exemplo, é um instrumento que mede a distância entre dois lados opostos nos objetos.

A utilização funciona da seguinte forma: acontece um ajuste para que objeto se encaixe nos dois pontos do paquímetro e a medição com a sua régua possa acontecer.

Um micrometro é outro tipo de instrumento de medição, porém a sua função é captar as dimensões lineares dos objetos, ou seja, a altura, diâmetro, largura e profundidade dos objetos.

Esse equipamento é composto por: arco, trava, bainha, tambor, porca de ajustes, catraca, faces de medição, parafuso micrométrico e isolante térmico. Todas essas partes são fundamentais para uma medição precisa e eficiente.

O inversor de frequência preço é um controlador que atua na parte elétrica, acionando um motor elétrico e consegue, ao mesmo tempo, variar a frequência e tensão fornecida para que o motor possa funcionar. Ajudam a controlar questões da corrente elétrica de forma simples e segura.

Isto posto, os instrumentos de calibração e medição são essenciais para que os serviços na indústria possam acontecer com qualidade, segurança, agilidade e principalmente agregando um bom desempenho que ajuda as empresas a conquistar ótimos ganhos.