A diversidade dos processos de usinagem

O setor industrial possui muitos segmentos diferentes uns dos outros, como o de usinagem, e que trabalham diariamente produzindo produtos e se qualificando para a prestação de serviços, ajudando as pessoas a resolverem os seus problemas, facilitando a rotina, as etapas de um trabalho e outras situações.

Elaborar um planejamento e realizar algumas análises sobre as necessidades da empresa é muito importante para conseguir realizar investimentos em máquinas e equipamentos de qualidade e com alto poder de potência e eficiência para realizar a produção.

Um processo muito realizado na indústria é a usinagem, método de criação de peças que podem ou não ser metálicas e que são feitas com o desgaste mecânico.

O que é usinagem?

A usinagem é um processo de fabricação de peças, usando uma máquina ou equipamento que faz o processo de moldagem do material.

As companhias industriais realizam as técnicas de usinar para conseguir ter as peças no formato ideal para a produção dos seus produtos e até para o fornecimento de peça para outras empresas.

Esse fator faz da usinagem um processo muito importante e que facilita as atividades na indústria, desde a produção de um carro até fazer uma cópia de uma chave.

A fabricação de peças em grande quantidade, com qualidade, e o fato de transformar um bloco sólido de uma matéria-prima, que pode variar de acordo com a empresa, em muitas peças importantes para os processos produtivos, faz da usinagem um excelente método, ajudando as empresas a otimizarem a produção e obter boa qualidade para as mercadorias.

Alguns dos processos que as empresas de usinagem realizam são:

  • Aplainamento;
  • Brochamento;
  • Furação;
  • Fresamento;
  • Serramento;
  • Torneamento etc.

Algumas empresas trabalham com o processo de usinagem seriada, em que os cortes e formatos das peças é feito de maneira computadorizada.

As máquinas e equipamentos que as companhias utilizam nos processos de usinagem são:

  • Retífica plana;
  • Máquina de corte água;
  • Fresadora;
  • Mandrilhadora horizontal;

Retífica cilíndrica, centro de usinagem, máquina tridimensional, entre outros modelos de equipamentos que ajudam no momento de realizar o trabalho de usinar.

Como funciona o processo de usinagem?

Para que as empresas de usinagem possam iniciar a sua produção, a elaboração de um projeto é importante, pois, é nesse momento que os profissionais conversam com o cliente para entender o tamanho da peça que ele deseja e as medidas que devem ser seguidas no momento de realizar o procedimento de usinar.

As medidas e tamanhos são muito importantes porque, em situações que os funcionários não seguem o padrão, a peça pode apresentar problemas de encaixe e gerar prejuízos à empresa, que perderá os seus clientes, devido à insatisfação.

Por isso que o planejamento e a utilização de máquinas de qualidade fazem toda a diferença no serviço.

O torno mecânico é uma máquina essencial para a fabricação de peças, já que consegue criar vários formatos com boa qualidade e precisão, além do ótimo acabamento que proporciona à peça. Esse equipamento é ideal para fazer placas, polias ou rodas dentadas, peças com diâmetro pequeno, etc.

Os serviços de usinagem nas empresas podem ser feitos de maneira simples, rápida e prática, desde que, ocorra o investimento em CNC, máquinas que são controladas por comandos numéricos feito por computadores, em várias etapas de produção.

Elaborando uma programação feita por um software, as máquinas captam essas informações e utilizam-nas para movimentar as ferramentas e agilizar os processos. Essas máquinas possuem um custo elevado, mas podem ajudar a diminuir o tempo de produção das peças.

A usinagem de precisão SP é uma técnica que transforma uma matéria-prima em peças que são usadas em diversos segmentos como automobilístico, naval, construção civil, eletrônica e outras áreas.

Nessa modalidade de usinagem, utiliza-se vários tipos de máquinas e ferramentas gerais para dar o acabamento necessário às peças.

Um fator muito importante, que deve ser analisado no momento de aquisição das máquinas e equipamentos, é verificar se o modelo possui um elemento que ajuda o motor, captando a velocidade e transformando-a em torque, proporcionando boa qualidade no serviço de usinagem.

Estamos falando das engrenagens planetárias, dispositivos muito utilizados em várias empresas da indústria.

Portanto, contratar profissionais especializados em usinagem, investir em máquinas para vários procedimentos é uma forma de obter peças de forma simples, rápida, com bom custo-benefício, ótima qualidade e, assim, conseguir atender aos pedidos e demandas, sejam do comércio ou de empresas fornecedoras, obtendo excelentes resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *