3 produtos que podem facilitar o seu trabalho

Alguns produtos são capazes de facilitar o desempenho no trabalho, contribuindo para uma melhor performance e otimização dos processos industriais.

Um desses produtos é a plataforma niveladora para docas que é muito usada para carga e descarga, desempenhando uma função de “ponte” entre a doce e o piso, onde o caminhão fixa sua carroceria e facilita a entrega da carga.

Esses equipamentos conseguem atender várias necessidades como niveladora de docas frontal, niveladora de docas embutidas, docas manuais, hidráulicas e eletro-hidráulicas e, também, a plataforma pantográfica e móvel. Esta última mencionada é uma espécie de plataforma elevatória que funciona verticalmente.

Esse tipo de plataforma foi desenvolvido com alta tecnologia e feita com equipamentos mais modernos para plataformas de carga e descarga, isso garante segurança e estabilidade na função de transferir as cargas.

O mercado disponibiliza alguns modelos, pois cada plataforma oferece capacidades distintas e dimensões, isso dependerá da necessidade do cliente no seu individual e do projeto. Elas são:

  • Niveladoras de doca embutida;
  • Niveladoras de doca móvel;
  • Niveladoras de doca manual frontal;
  • Rampa Niveladoras de doca.

A niveladora de doca embutida tem um prolongamento articulado da mesa de elevação no que deixa ajustar às variações de altura dos veículos, permitindo, também, que o veículo encoste na doca antes de sua abertura, assegurando a operação do embarque e desembarque.

Quando está fechada, permite o tráfego de empilhadeiras, possui controle de acionamento elétrico com botoeira fixa.

A niveladoras de doca móvel é indicada para docas menores, com pouca altura, onde ocorre a descarga e carga de veículos em pátios ou galpões, não necessitando de fosso para embutir, assim, não precisando incluir gastos com alvenarias no planejamento.

Seu funcionamento se dá devido a 2 cilindros hidráulicos. Além disso, o controle da plataforma niveladora de doca móvel é elétrico e ligado por botoeiras.

A niveladora de doca manual frontal é uma máquina mais durável e com alta resistência, ligada por intermédio de um puxador conectado por um cabo de aço que se prende a mesa.

Ela possui molas a gás, facilitando levantamento e a operação mais suave e segura. Não usa energia elétrica, diminuindo os custos e não precisa de fosso para embutir, tornando sua instalação prática.

O último tipo é a rampa niveladora de doca que facilita o tráfego de rolltainers ou paleteiras em operações de carga e descarga de vans e furgões.

Tem capacidade de 350 kg de carga e transporta: carrinhos, transpaletes e rolltainers com acesso do veículo ao depósito, dando segurança, flexibilidade e produtividade ao serviço. Esse equipamento auxilia muito o trabalho em qualquer lugar.

Qual a função da ponte rolante?

A ponte rolante é um aparelho que se utiliza para transportar cargas dentro de ambientes físicos pré-determinados, possui esse nome por ter uma viga principal apoiada em cada ponta por meio de rolantes, deslocando sobre dois trilhos elevados e paralelos distante um do outro.

São feitos para se movimentarem na horizontal e vertical, normalmente aplicado em empresas de transporte e elevação de cargas materiais.

Em instalações industriais, são encontradas em: fundições e usinas siderúrgicas; linhas de montagem; canteiros de obra; instalações elétricas, entre outros lugares.

Elas podem apresentar variações dependendo do fabricante, normalmente tem capacidade entre 0,5 a 300 toneladas, de modo geral, as menores têm potência de carga de até 3 toneladas e as grandes de até 120 toneladas que podem ter pequenos vãos de 6 a 30 m e, ainda, são consideradas como uma ponte de uso especial.

Ponte rolante apoiada univiga é feita por duas cabeceiras, uma só viga ou um ou dois carros que sustentam a talha.

A ponte do tipo apoiada, por sua vez, corre por cima dos trilhos do caminho do rolamento. A dupla viga é a ponte rolante apoiada, tem duas cabeceiras e duas vigas que sustentam a talha.

Já a ponte suspensa translada na aba inferior da viga de rolamento é instalada totalmente na estrutura do prédio, conseguindo aproveitar o máximo da altura. A última é a rolante tipo console que se movimenta em um nível próprio debaixo das grandes pontes rolantes.

Enfim, independentemente do tipo de ponte rolante, ela tem a importância delas é de facilitar o fluxo de materiais sem qualquer tipo de atrito.

Conheça a função do quadro de distribuição

A função do Quadro de distribuição, ou caixa de fusíveis, é de organizar os fios dos imóveis: fios de tomadas, lâmpadas do teto, entre outros.

Assim, a distribuição das cargas elétricas são divididas, fazendo com que cada fio receba a quantidade necessária que consegue aguentar, assim como, os aparelhos eletrodomésticos (geladeira, tomadas de cozinha, etc.).

A instalação necessita ser dividida em quantos circuitos forem necessários para auxiliarem na inspeção, manutenção e ensaios, evitando também que falte energia em alguma fonte.

É preciso que a instalação seja separada conforme a demanda. Em cada circuito, precisa ter um jeito de separar sem qualquer risco de alimentação errada, por intermédio de outro circuito.

Com a ocupação do local e a distribuição feita, é necessário planejar a possibilidade de futuras mudanças e ampliações na utilização dos circuitos terminais. Para isso, precisa ser refletido na taxa de ocupação dos condutores elétricos e do quadro de distribuição.

Os circuitos de distribuição que são diferentes devem ser previstos por partes das instalações e é necessário ter controle específico, não podendo afetar por falhas de outros.

Em imóveis residenciais e estabelecimentos como, por exemplo, hotéis e similares, deve-se prever circuitos individuais para cada aparelho que tenha corrente nominal maior a 10 A.

Já em locais alimentados por dois ou três fases, as cargas são divididas entre elas, obtendo o maior equilíbrio. O quadro de distribuição serve para organizar toda a parte da fiação elétrica de qualquer imóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *