3 equipamentos que necessitam de calibração

Para que os equipamentos do ramo industrial funcionem de maneira adequada, é necessário que eles passem frequentemente por processos de avaliação para verificar se eles estão operando dentro das medidas adequadas.

Essa avaliação é realizada por meio de um processo chamado de calibração. Saiba mais sobre esse processo:

 

O que é calibração?

 

A calibração é basicamente uma comparação entre as medidas apresentadas pelo instrumento avaliado e valores de referência pré-determinados.

Para operar dentro do esperado, o objeto deve apresentar medidas dentro de uma margem definida previamente como aceitável. A calibração é muito frequentemente realizada em instrumentos medidores de uso industrial e em equipamentos de medição do ramo da saúde.

As medidas obtidas na calibração indicam se o equipamento está apto para continuar operando ou se precisa passar por algum tipo de manutenção.

A calibração previne danos ao instrumento com a correção de falhas antes que ele apresente problemas no funcionamento.

 

Que equipamentos podem ser calibrados?

 

Os instrumentos de medição são os mais comuns para passarem pelo processo de calibração, pois precisam estar perfeitamente alinhados ao padrão adequado, a fim de fazerem medições precisas na indústria. Alguns deles são:

 

  • balança toledo;
  • Paquímetro;
  • Micrômetro;
  • Gaussímetro;
  • Termômetro;
  • Multímetro.

 

A balança é um equipamento de medição industrial usada para pesagem de materiais diversos. Ela está disponível em alguns modelos, de acordo com a necessidade do material que precisa ser medido.

Os modelos de bancada são adequados para medição de pequenas quantidades de produtos sólidos. Já o modelo de piso é voltado para pesagem de materiais de grande volume, sendo um aparato mais robusto, com grande capacidade e resistência.

A balança de fluxo é usada para pesagem e controle na produção de grãos dos mais variados tipos. Mas a balança dosadora é usada para medição de diversos tipos de materiais sólidos para carregamento de caçambas e caminhões.

Calibração de balanças toledo é essencial para todos os tipos de modelos apresentados para que resultados precisos sejam obtidos.

O paquímetro é comumente solicitado para medição de objetos como parafusos, porcas e tubos. O equipamento possui uma régua graduada, que serve para medir tais aparatos. O setor automotivo é o que mais se beneficia deste medidor.

O micrômetro também serve para medição de aparatos, apontando a altura, largura e profundidade de peças diversas. É muito usado na indústria mecânica.

gaussímetro é um instrumento de medição para campos magnéticos muito usado em ímãs. São vários modelos disponíveis com capacidades diferentes de medições, que variam em escalas, desde os mais altos volumes de imantação até índices residuais, cuja leitura é mais difícil e precisa ser mais delicada.

Este instrumento faz uso de sensores, pois assim consegue realizar uma interpretação mais precisa do campo magnetico.

A calibração desse equipamento é essencial, pois se o aparelho não estiver operando perfeitamente, a medição dos campos imantados não será feita adequadamente.

O termômetro é outro equipamento muito usado na indústria. Ultimamente, o equipamento do tipo infravermelho vem se destacando no mercado por conta de algumas vantagens sobre os modelos de mercúrio.

termometro infravermelho é capaz de medir a temperatura a partir de uma distância considerável, ainda assim, apresentando grande precisão.

Além disso, é um equipamento muito fácil de ser utilizado e o resultado da leitura é apresentado de forma imediata em formato digital. O aparato pode ser usado até mesmo para objetos em movimento, o que é muito útil para medir equipamentos enquanto eles estão em operação.

Outro equipamento de medição muito comum na indústria é o Multímetro minipa, usado para verificações no setor de eletricidade. Esse aparato mede correntes e tensões elétricas, resistência, frequência de sinais, entre outros itens relacionados a esse segmento.

O equipamento pode ser digital ou analógico. O modelo digital tem um dispositivo chamado de amplificador, que faz a medição. Já o modelo analógico usa um ponteiro para fazer as medições.

Outros tipos de medidores de eletricidade disponíveis no mercado são o voltímetro e o amperímetro. O primeiro apresenta seus resultados em unidades de volts. Já o segundo é medido em amperes.

A calibração é um processo de verificação de qualidade feito em instrumentos de diversos tipos, geralmente medidores usados na indústria, mas esse procedimento também pode se estender aos instrumentos de medição utilizados na área de saúde.

A partir dessa verificação, é possível observar se os aparatos estão funcionando de modo adequado e promover sua correção, caso não estejam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *